Educação & Cultura

Radialista baiano, da Globo Fortaleza, volta e faz périplo em Feira e Salvador

Neste sábado (14), o diretor deste portal, Evandro Matos, que já teve o privilégio de trabalhar com Lacerda na Rádio Carioca de Feira de Santana, teve o seu orgulho renovado. Num gesto singular, o categorizado radialista convidou Evandro para ir com ele “bater um papo e trocar umas ideias”.

O reencontro e primeira parada foi no Recanto da Maniçoba, na Vila dos Comerciários, em Salvador. Após rápida passagem pelo aconchegante bar, Lacerda e Evandro se dirigiram juntamente com Roberto Otti (ex-dirigente do Vitória) e Alberto para a residência do comentarista Edson Almeida, em Lauro de Freitas.

O encontro na casa de Edson Almeida foi regado com um gostoso bate papo, cerveja, lambreta e feijoada. Além de larga experiência como comentarista esportivo (hoje na equipe de Zé Eduardo, na Itapoan FM, assessor do TCM, no Grupo A Tarde e Bahia Noticias), Almeida mostrou porque é querido por toda a crônica esportiva baiana.

Simples e hospitaleiro o experiente jornalista valorizou o grande reencontro como anfitrião. “Isso que é importante, nós todos aqui, nesse bate papo legal”, disse Almeida. “Lacerda é um dos meus grandes amigos, daqueles insubstituíveis”, acrescentou.

Lacerda

Com 14 anos no Ceará, Jota Lacerda parecia reviver os seus grandes momentos na Bahia. Equilibrado e centrado na vida, o radialista parece ter encontrado em Fortaleza a sua segunda casa. “Beleza, bom demais. Estou bem, estou feliz”, disse, sintetizando a sua situação.

Jota Lacerda deixou a Bahia em 1997 e foi viver no Ceará. Antes de deixar o nosso Estado, ele trabalhou nas rádios Cruzeiro, Sociedade, Excelsior, Bahia, Cristal, Cultura e Carioca (hoje, Povo, em Feira de Santana), por onde fez a Copa dos Estados Unidos, em 1994, ao lado de Jair Cezarinho.

Entre um gole de cerveja e um trago de lambreta ele contou como foi a sua transferência. “Encontrei um locutor chamado Carlos Alberto, que trabalhava na Rádio Assunção (hoje virou Globo) e perguntou se eu topava ir trabalhar no Ceará. Na época eu estava na Rádio Cultura. Logo depois, recebi uma ligação de Fátima Abreu, que perguntou se eu queria mesmo ir embora. Disse a ela que sim, e fui”, lembra Lacerda.

Após chegar a Fortaleza, Lacerda trabalhou cinco anos no Grupo de Comunicação O Povo e depois foi para o Sistema Globo, onde está até hoje. Na capital cearense, além de ser repórter/comentarista da Globo Fortaleza, o baiano trabalha também na FM Assembleia Legislativa do Ceará.    

Lacerda também falou sobre a qualidade do rádio cearense. “O problema de lá é o mesmo de todo o Brasil. Infelizmente, o rádio fugiu da sua realidade e precisa voltar a ser um rádio profissional e ter autonomia”, pontuou.

Alegre e “boa praça”, em pouco tempo Lacerda mostrou por que os ares de Fortaleza lhe fizeram bem. “Diga camarada”, falava ao telefone com Wilson Brito, um colega do Ceará.  Em seguida, liga Jair Cezarinho, de Feira de Santana. “Meu irmão, é como se eu tivesse aí. E na casa de Edson Almeida, me deixa com mais vontade ainda de estar com vocês”, disse Jair. “Venha pra cá, venha pra cá…”, dizia Lacerda.

Tal situação Lacerda também vivenciou no meio de semana, quando visitou várias emissoras de rádio de Salvador para rever amigos e colegas e aproveitou para fazer uma síntese sobre a sua presença na comunicação do Ceará.

Em Feira com Cezarinho

Jota Lacerda chegou à Bahia na última segunda-feira, dia 09, e voltaria para o Ceará nesta segunda-feira (16). “Quarta-feira começa o campeonato de lá e já volto a trabalhar”, justificou.

Após aportar em Salvador, o categorizado repórter viajou para Feira de Santana para visitar o seu pai, onde o mesmo reside. Nesta cidade, ele permaneceu por três dias, visitou ex-colegas gráficos (onde começou sua história), esteve nos programas de Paulo José (Sociedade) e no jornal Folha do Norte. “Ele iria ao programa de Framário Mendes (Subaé), mas acabou não dando tempo”, disse Jair Cezarinho.

Lacerda e Cezarinho (atualmente diretor da ABI-Seccional Norte/Nordeste-Feira de Santana) trabalharam juntos na Rádio Carioca (Povo), na Equipe de Esportes que tinha também os repórteres Paulo José (hoje narrador) e Jota Vieira, os comentaristas Evandro Matos e Luiz Gonzaga, além do plantonista Jurandir Silva.

Na rápida passagem por Feira de Santana, além de rever familiares e ex-colegas, Lacerda também foi homenageado pelo grupo Simplicidade A+, durante um show no centro da cidade.

Da redação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo