Quando a polícia tentou abordar um pedestre que caminhava pelo acostamento da rodovia, ele fugiu e abandonou um pacote no chão. Segundo informações da PRF para publicação do Correio, no pacote estavam 916 comprimidos do medicamento Desobesi-M, uma anfetamina utilizada por caminhonheiros como ‘arrebite’ para impedir o sono.
O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária local, mas até o momento ninguém foi preso ou indicado como o portador do pacote com as anfetaminas.
“Arrebite”
A PRF considera o “arrebite” como um dos principais inimigos da estrada pois ele altera os reflexos dos motoristas, comportamento que aumenta a chances de acontecer acidentes graves nas Rodovias Federais.
O Desobesi-M é um anorexígeno utilizado no tratamento da obesidade já que é moderador de apetite ao mesmo tempo que eleva a sensação de saciedade do paciente, porém o uso abusivo deste medicamento pode causar dependência psíquica e tolerância.
Mesmo sendo de uso restrito, muitos caminhoneiros utilizam esse medicamento como “arrebite”, aproveitando-se de uma das inúmeras reações adversas provocadas, que é a insônia. O que lhes permite dirigir por longo tempo e período parar descansar ou dormir.
Da Redação com foto da PRF.