Sem comunicar a Marinha, os motonautas saíram de Natal no dia 23 de janeiro com previsão de chegada para este domingo (29), em Barra do Jacuípe, no município de Camaçari, mas ao entrar no rio Pomongas, no município de Japaratuba, em Sergipe, o grupo acabou se perdendo.
“Ao chegar em Sergipe todos os 18 resolveram continuar a travessia por rio. Desconhecendo a região navegável e com a maré vazia e o rio assoreado, acabaram se perdendo durante horas. Uma equipe de terra que os acompanhavam, acionou a Capitania dos Portos de Aracaju para realizar o resgate”, explica o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Eron Gatois Marçal.
Por volta da madrugada deste sábado (28), a capitania os encontrou. “Estavam todos muito cansados e debilitados e alguns com pequenos arranhões. Todos foram notificados e autuados e não poderão seguir pelo litoral sergipano”, comenta.
O comandante da Capitania informa também que essa não é uma prática permitida com esse tipo de embarcação. “O jet ski não é uma embarcação homologada para realizar uma navegação costeira. Sua permissão se restringe a rios, lagos, lagoas e não por alto mar”.
Após notificação, todos deverão comparecer a Capitania dos Portos da Bahia, onde podem ter as habilitações apreendidas. Das 18 pessoas que participam da travessia, cinco delas são de Camaçari, além de pilotos de Lauro de Freitas, Salvador e Alagoinhas. Com informações do G1 (Foto: ilustração).