Polícia

Greve da PM: Veja como está a situação nos municípios do interior da Bahia

Desde o dia 31 de janeiro, quando a paralisação começou, o movimento se estendeu para cidades no interior do estado. Em todas as regiões, houve mudanças na rotina dos moradores, com o fechamento de quase todas as escolas (publicas e particulares), fóruns, Correios, universidades e outros órgãos públicos.

Feira de Santana

No município a greve da PM continua. Grevistas se mobilizaram e realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (9).

Na ocasião o Soldado Fabio Morais, informou que a manifestação não é por aumento de salário e sim pelo cumprimento de leis. Ainda de acordo com Fábio, o encerramento da greve só depende do governador Jaques Wagner.

Apesar disso, o comércio já abre as portas normalmente, bancos e repartições publicas também funcionam. O Fórum e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e colégios estaduais não funcionam até que a greve da PM seja encerrada.

No município, homens pó Exército e da Força Nacional fazer o patrulhamento das ruas, mesmo assim a população ainda está temerosa.

Região sudoeste

Em Vitória da Conquista, o movimento era tranquilo no início da manhã desta sexta-feira (10), no centro da cidade. De acordo com informações do G1, o comércio está abrindo as portas, embora não em sua totalidade. Cerca de 80% das lojas estão funcionando.

Ainda de acordo com a publicação, o Fórum João Mangabeira está com as atividades normalizadas e a frota de ônibus está com número total, mas com horário reduzido até as 20h.

Em Jequié, a ausência do policiamento ostensivo está causando muitos prejuízos para o comércio. Segundo informações do Blog de Souza Andrade, lojas do centro e dos bairros estão fechando mais cedo.

Desde o início da greve, as aulas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e de faculdades particulares foram suspensas. Escolas publicas e particulares também não estão tendo aulas. O Fórum da cidade também não está funcionando.

Região Norte

No centro de Juazeiro, homens do Exército de Petrolina continuam atuando e também há presença de policiais militares nas ruas. Conforme o G1, os homens das cinco Companhias Independentes da Polícia Militar estão voltando a trabalhar, o que desfaz o clima de tensão criado nos últimos dias.

Algumas instituições, como as escolas particulares, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e o Sesi de Juazeiro aguardam um comunicado oficial do fim da greve para retomar as atividades.

Em Paulo Afonso, um policial foi morto a tiros, nesta quinta-feira (9), quando tentou reagir a assalto em uma lotérica da cidade. O fato provocou muito boato de assaltos na cidade e o comércio e bancos fecharam as portas.

Porém na manhã desta sexta, de acordo com informações do Blog Ozildo Alves, comércio, lotéricas e bancos voltaram a funcionar normalmente depois de uma reunião com gerentes das agências bancárias, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e comerciantes, prefeitura municipal, o Delegado Regional Mozar Cavalcante e o Major Roberto Angrizani para explicações sobre a segurança na cidade.

Região sul

Em Itabuna, o transporte público estava funcionando normalmente na manhã desta sexta-feira. À noite, o horário foi modificado e está encerrando às 22h. Isso forçou alguns estabelecimentos comerciais a modificarem os horários de funcionamento. Segundo a publicação, o shopping da cidade está fechando uma hora mais cedo, às 21h, e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também está com aulas programadas até as 19h40.

A prefeitura de Ilhéus está decidida a manter o Carnaval Cultural de 18 a 21 deste mês, que este ano tem como tema o “Carnaval na Terra de Jorge Sempre Amado”.

O comércio nas principais cidades da região sul do estado, como Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis, está funcionando até as 18h. Mas alguns comerciantes reclamam de prejuízos porque alegam que muitas pessoas estão receosas em sair de casa para fazer compras.

Região oeste

Em Barreiras, aos poucos, a rotina volta ao normal. De acordo com o G1, na quinta-feira, as lotéricas e os bancos voltaram a funcionar e receberam bastante movimento. Na noite desta sexta-feira, as aulas na rede estadual devem ser retomadas e em algumas unidades particulares já anunciaram que na segunda-feira (13) vão receber os alunos normalmente.

O Fórum e a Justiça Federal de Barreiras só deve funcionar depois do comando oficial do fim da greve.

Da Redação

Leia também: Feira: Mesmo com o Exército nas ruas bandidos assaltam joalheria e colégio

Greve da PM: Militares de pelo menos oito municípios decidem encerrar greve

Greve da PM: Exército não evita saques em casas da periferia de F. de Santana

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo