Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Política & Economia

Serra dá sinais de recuo e PSDB articula para incluí-lo na disputa de São Paulo

Para isso, o comando municipal articula mudança nas regras das prévias partidárias para garantir a eventual entrada de Serra na campanha eleitoral.

Os diretórios municipal, estadual e nacional se reunirão depois do Carnaval para definir se haverá mudança na data de inscrição para as prévias, ampliando o prazo para até a véspera da consulta aos filiados, marcada para 4 de março.

De acordo com uma resolução deste ano do diretório municipal, o prazo para inscrição das prévias terminou ontem, 20 dias antes da consulta aos filiados.

Os secretários estaduais Bruno Covas, Andrea Matarazzo, José Anibal e o deputado federal Ricardo Tripoli se inscreveram, mas Serra não.

O presidente do PSDB da capital, Julio Semeghini, defende que é possível alterar a data, já que os estatutos nacional e estadual do partido não têm uma definição clara sobre o prazo para inscrição.

Essa seria a brecha jurídica para dar mais tempo para Serra lançar-se. “Não há no estatuto uma regra clara para fazer a inscrição”, disse Semeghini, lembrando que o diretório estadual ou o nacional podem decidir pela ampliação do prazo. “A data final para inscrição é uma interpretação do estatuto”, afirmou Semeghini, nesta quarta-feira.

O dirigente comentou ter respaldo jurídico para mudar o prazo final para inscrição. Nos próximos 15 dias, tucanos ligados ao ex-governador Serra tentarão demover os quatro pré-candidatos do PSDB a desistir da disputa interna partidária. Buscarão também garantir o apoio do PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Se isso se concretizar, Serra deve oficializar a pré-candidatura. O presidente do diretório municipal do PSDB analisou que o ex-governador é o único candidato, entre tucanos, que poderá atrair o PSD de Kassab ainda no primeiro turno.

O comando do PSDB espera, no entanto, uma confirmação de Serra sobre sua eventual candidatura. Enquanto isso, o diretório municipal sustenta que a prévia está mantida. “Para que ter esse desgaste se o Serra ainda não se decidiu?”, comentou Semeghini. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reforçou que as prévias partidárias serão realizadas. “Objetivamente temos quatro pré-candidatos e a prévia é dia 4 de março”, disse.

“As prévias estão mantidas”, reforçou o governador, principal articulador político do PSDB municipal. Informações da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo