História

Riachão: Morre Professora Ivete, uma das mais tradicionais educadoras do município

Ela estava internada desde o último sábado (11) no Hospital EMEC, em Feira de Santana.

Professora Ivete, como era mais conhecida, natural de Feira de Santana, era casada com José Mascarenhas Barreto, popularmente conhecido por Zezito da Professora Ivete, comerciante do ramo de livraria em Riachão.

Ela chegou a Riachão do Jacuípe em 1944 com a missão de instruir pessoas preliminarmente, mas depois conseguiu sucesso na área de educação, tornando-se uma das professoras mais tradicionais da história do município.

Foram mais de 48 anos dedicados à educação com vontade de desempenhar a tarefa que escolheu. Ivete Marques Barreto lutava contra problemas renais e fígado, mas nos últimos dias o seu quadro clínico se agravou, vindo a falecer no início deste sábado.

História

Formada aos 18 anos, Professora Ivete contribuiu para a formação de várias gerações de estudantes de Riachão do Jacuípe.

Além de Professora do ensino fundamental, Professora Ivete também foi Diretora do Colégio Osvaldo Cruz.

Após se aposentar, ela continuou contribuindo com a educação do município como professora e diretora da Aspam, que funciona no antigo clube Euterpe, onde teve grande influência.

Ela deixou dois filhos: José Filinto Bastos e Maria Vera Barreto Falcão. O sepultamento da educadora aconteceu por volta das 17 horas deste sábado, no Cemitério de Riachão do Jacuípe.

Considerando-se tratar-se de um sábado de carnaval, muita gente compareceu ao ato de despedida da professora Ivete.

Por Noroel Fernandez (Foto: Noroel Fernandez / Interior da Bahia)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo