Economia

Cerveja ‘piriguete’ vira moda entre foliões no carnaval de Salvador

De acordo com quem trabalha no circuito, ela é a mais procurada e a mais vendida na folia. A justificativa dos consumidores é simples. “Ela demora mais para esquentar”, afirma Danilo Silva, de 28 anos.

Piriguete é uma expressão usada para se referir a mulheres mais desinibidas e que costumam, inclusive, tomar a iniciativa quando se interessam por algum rapaz. Outra característica da mulher piriguete são as roupas ousadas usadas por elas, como saias e vestidos justos e curtos, além do salto alto. Os vendedores e consumidores não sabem explicar bem de onde veio o batismo da latinha mais famosa do carnaval.

Os ambulantes que vão aos circuitos para trabalhar também aproveitam para ver os artistas preferidos e até paquerar, é o que afirma o vendedor de cervejas Domingos Santos, de 44 anos. Ele trabalha há 15 anos vendendo cerveja, refrigerante e água durante o carnaval na Barra. “A gente também se diverte, triste é que ninguém pode vir para cá. Os trios e a mulherada são a melhor parte para mim. Gosto de todo mundo [os artistas] que passam por aqui”, diz.

Reclamação

E há quem não tenha gostado nada das “piriguetes” neste carnaval. Lucas Santos, de 34 anos, que está acostumado a vender pelo menos 100 cocos em dias normais de verão, não tem superado as 20 vendas por dia no carnaval. “As pessoas estão esquecendo do coco. Que beba sua cerveja, mas que beba uma água de coco, também, para se hidratar”, argumenta o vendedor. Informações e foto do G1.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo