O político havia morrido na noite de quinta-feira (1º), no Hospital Português, após complicações em decorrência de um infarto. Por conta da morte do ex-deputado, o governador Jaques Wagner decretou luto oficial de três dias.
Nascido em Irará, no interior da Bahia, Sant’Anna foi um dos primeiros opositores cassados pelo regime militar. O ex-deputado ficou conhecido pela atuação na luta contra a ditadura.
Sepultamento
A filha do ex-deputado Márcia Sant’Anna definiu o pai como um homem honesto e preocupado com os interesses da sociedade. “Um político honesto que sempre teve respeito por todo o povo brasileiro. Ele sempre colocou acima dos interesses pessoais o do povo. Um exemplo de homem que vai deixar saudades aos familiares e amigos”, ressaltou.
Presente no velório, o governador Jaques Wagner ressaltou a importância do ex-deputado durante sua vida política. “Fernando foi um homem que lutou pela Bahia e pelo Brasil. Um estudioso respeitado pelos seus aliados e adversários. Sempre o admirei pela sua coerência e honestidade. Um grande defensor de ideias.”, elogiou o governador.
Repercussão nacional
O deputado federal, presidente nacional do PPS e amigo Roberto Freire destacou a importância do ex-deputado na política baiana, afirmando que Fernando foi símbolo da resistência democrática na Bahia e no Brasil.
Ainda de acordo com Freire, apesar da sua idade avançada, quando se tratava de assuntos políticos, Fernando se mostrava bastante lúcido.
“Apesar de divergências políticas, ele tinha um respeito por todos. Um verdadeiro exemplo de político, que sempre lutou com honestidade. Quando se fala em honestidade no Brasil, Fernando vem logo na memória de todos que o conheceram. Um exemplo de homem que vai ficar guardado para sempre em nossos corações”, enfatizou.
Políticos lamentam
O presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, emitiu nota à imprensa lamentando a morte do comunista: “Fernando Santana foi um dos últimos políticos exemplares deste país. O PDT de Brizola e Darcy Ribeiro está profundamente consternado pela perda deste soldado e guerreiro do socialismo”.
O presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos, afirmou que a Bahia perdeu um dos homens mais importantes da sua história contemporânea. “Um exemplo de coerência, de dignidade e de fidelidade aos seus princípios. Homem digno e um político que soube honrar às suas ideias, e que teve sua trajetória marcada por um profundo amor aos princípios democráticos”.
“A morte do deputado Fernando Sant’Anna tira de cena mais um histórico personagem da política nacional”, lamentou o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia.
ACM Junior e ACM Neto lamentam a morte
Ao lamentarem a morte do ex-deputado federal Fernando Santana, o empresário e ex-senador Antônio Carlos Junior, e o deputado federal ACM Neto, recordaram nesta sexta-feira a amizade de mais de 50 anos que o ex-parlamentar manteve com o senador Antônio Carlos Magalhães. “Fernando Santana e o meu pai foram muitos próximos, muito amigos mesmo”, disse Antônio Carlos Junior.
O ex-senador lembrou que os dois políticos gostavam de falar sobre amenidades e sobre os problemas da Bahia e do Brasil. “Fernando Santana deixou para todos nós um legado de ética e de respeito”, afirmou o empresário.
Líder do DEM na Câmara, ACM Neto ressaltou que o ex-deputado deu uma grande contribuição para a consolidação da democracia brasileira. “Coerente com as suas ideias, Fernando Santana sempre pautou a sua vida pública pela integridade.”
Leia também: Irará: Morre Fernando Santana, um dos ícones do comunismo na Bahia