Política & Economia

Gabrielli tome posse na Seplan; Prodeb e Desenbahia irão reforçar a Secretaria

No inicio do discurso, Gabrielli agradeceu ao Governador Jaques Wagner pelo convite para assumir a Secretaria. “Esse convite me deixou muito honrado. Estou ciente do enorme desafio que é estar à frente desta Secretaria do Planejamento para alcançar os objetivos traçados por Vossa Excelência, no sentido de  formular e implementar políticas de desenvolvimento para a  Bahia”, pontuou.

Continuando, ele disse: “Tenho comigo a crença na força da transformação. E é inegável o processo de transformação do estado da Bahia com a chegada de Vossa Excelência ao Governo, em 2006”.

“Aprendi a incorporar a palavra desafio à minha trajetória. E  o desafio ao assumir a SEPLAN é chegar para participar de uma partida  com os times já formados e jogando. O novo jogador tem que jogar em equipe, seguindo as orientações do técnico e colaborar com o esforço tático para vencer a partida. O gol é reduzir as desigualdades e acelerar o crescimento com inclusão social. Substituo um craque: meu amigo e irmão Zezéu Ribeiro”.

No discurso, Gabrielli coloca ainda as prioridades que terá à frente da secretaria:

“Precisamos reforçar as funções da SEPLAN no acompanhamento da conjuntura da economia do estado no curto prazo para, atuando conjuntamente com a Fazenda e outras setoriais, permitir antecipar comportamentos das receitas estaduais e seus impactos sobre o crescimento e as realidades de cada complexo produtivo. Quanto mais acurada a visão de curto prazo, mais será possível orientar as decisões de Governo que possam intervir para minimizar os efeitos negativos sobre a economia.

A ênfase no curto prazo não significa abandonar a função básica do planejamento que é buscar definir objetivos de longo prazo para as transformações da economia e da sociedade, da forma mais eficiente possível para garantir a continuidade da expansão de curto prazo, que é fortemente cíclica”.

Mudanças

A chegada de José Sérgio Gabrielli na Secretaria de Planejamento já provoca várias especulações politicas e na estrutura do governo. Cotado para disputar a sucessão de Jacques Wagner em 2014, Gabrielli pode ganhar uma secretaria mais robusta.

Segundo especulações, o Desenbahia, órgão de fomento do Estado, e a Prodeb, serão transferidos para a Secretaria de Planejamento, o que significaria prestígio para o novo secretário.   

Presenças

 

“Gabrielli traz a experiência de ter sido o gestor da maior empresa do País. Vai agora ser o responsável por planejar um dos Estados mais importantes da Nação e com grande potencial de desenvolvimento”, disse o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), um dos mais entusiastas com a chegada de Gabrielli.

Estiveram presentes à posse do novo secretário, além do governador Jacques Wagner, o ex-ministro Chefe da Casa Civil, José Dirceu e a atual presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, além do secretariado estadual em peso e políticos em geral.

O ex-presidente Lula, em tratamento de saúde, encaminhou uma mensagem elogiando os anos de atuação de Gabrielli à frente da Petrobras, classificando-o como um dos responsáveis pela “descoberta do pré-sal”. (Foto: Correio).  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo