Política & Economia

Riachão: Oposição aliada a Tânia se reúne em plenária para discutir eleição

A reunião, segundo revelaram alguns oradores, serviu mais para desfazer o tititi das ruas e reafirmar a pré-candidatura de Tânia Matos à Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe.

Cerca de 3 mil pessoas compareceram ao evento, que começou por volta das 20 h. Com os salões lotados e o estacionamento abarrotado de veículos, muitos tiveram que estacionar às margens da rodovia Riachão/Coité e circular pelos espaços do clube.

Última oradora da noite, Tânia manteve a mesma linha de antes, com um discurso de unidade e acolhimento. “Queria dizer para vocês que a nossa luta é grande, mas que estamos prontas para a missão que nos for confiada. Não sou pré-candidata de mim mesma, e se vocês estão optando pelo meu nome, não vou fugir dessa missão”, pontuou.

Mostrando amadurecimento, Tânia disse que continuaria a fazer política com os pés no chão e que estará livre para conversar com qualquer liderança e acolher a todos. “Nós estamos prontos para acolher a qualquer um, não importa a posição ou de onde veio. Venham, estamos de coração aberto para dialogar e acolher a todos”, disse.

Incentivada pelo público, Tânia superou momentos de emoção para levar o seu discurso adiante. No início, ela própria convocou a todos para uma oração em memória do ex-prefeito Izauro de Souza Ferreira, que faleceu recentemente. “Ele era uma pessoa especial e tinha um carinho muito grande por Valfredo e todos nós”, disse, puxando a oração. 

Além de agradecer o apoio das lideranças e do público presente, Tânia sinalizou que já prepara o seu projeto para administrar a cidade em caso de vir a ser candidata e vencer a eleição, como deixou vazar um dos oradores. A neo-pedetista cobrou uma melhor política de educação para os jovens, disse que a cidade precisa pensar em ter uma faculdade e “cuidar melhor da saúde e das estradas”.     

Apoio das lideranças

Várias lideranças fizeram uso da palavra e, por unanimidade, reafirmaram apoio ao nome de Tânia como pré-candidata dos partidos que estavam presentes nas eleições de outubro.

Os discursos tiveram várias tonalidades, uns mais inflamados e outros mais comedidos. Conduto, como se fosse um encontro de desagravo a Tânia, as lideranças não pouparam elogios à pré-candidata.

“Vou deixar para falar de mim mais adiante, porque neste momento prefiro falar da senhora, Dona Tânia. Queria dizer o tanto que admiro a sua personalidade, o seu caráter e a sua ética na condução desse processo eleitoral”, disse Fernando do Cursinho.

“Eu saí de lá porque não concordei com as coisas erradas que aconteciam. Estou aqui para lhe dizer, Dona Tânia, que acredito na senhora, por ser uma pessoa equilibrada para fazer aquilo que todos nós almejamos para esta cidade”, reforçou Nem de Aureliano.

Bem focado, Robinho do Posto fez um discurso rápido e objetivo. “Nós precisamos discutir nossas questões internas, os problemas de Riachão e dizer para vocês não se iludirem com as conversas de rua. Cada vez mais confiamos que a nossa posição está correta apoiando a sua pré-candidatura, Dona Tânia, principalmente pela forma equilibrada como a senhora se comporta na política”, elogiou.

Nesta mesma linha se manifestou Cafuringa. “Eu não conhecia a senhora de perto em politica. Agora que estou vendo, confesso que estou muito orgulhoso pelo caráter e equilíbrio que a senhora tem”, disse, referindo-se à pedetista.  

Mais discursos

O ex-vereador Teodomiro de Chapada respirou forte antes de falar. “É tanta coisa para dizer, mas sei que em uma noite só não vai ser possível. Então, queria deixar registrado que estou muito orgulhoso da senhora ter comparecido na homenagem que o Sindicato fez às mulheres”, sintetizou, aludindo a Tânia.

Mais uma vez mostrando equilíbrio Dr. Simão reafirmou as suas posições, reiterando o apoio ao nome de Tânia como pré-candidata pelo PDT, que é também o seu partido, e discorreu sobre as discussões que vão acontecer até outubro.

“Como representante do povo de Barreiros estamos aqui para discutir o futuro de nossa cidade, debater nossas ideias e também nossos problemas. Foi difícil eu tomar a minha decisão, sei que em política tudo é difícil, mas nós estamos na luta, bastante confiantes”, destacou Zil, pré-candidato a vereador por Barreiros.  

 

“Precisamos mudar essa situação que está aí. A cidade está abandonada e as estradas acabadas. Por isso é preciso que a oposição marche unidade para mudar essa situação”, conclamou Xavier da Contabilidade.

Um dos últimos a falar, o vereador Carlinhos Matos teceu comentários sobre alianças e a administração municipal, mas focando também nas questões internas do grupo. Provocando o público, ele indagou se as pessoas aceitariam que Tânia fosse vice de alguém ou que deixasse de ser pré-candidata, sobre o que houve uma reação de não concordar com as duas situações.   

Emocionada e feliz pela recuperação do seu filho Neto, que estava presente, a ex-vereadora Catarina do Hospital também deixou a sua mensagem para o público. “É um dia de muita emoção para mim, principalmente porque o meu filho está aqui presente”, ressaltou.

A reunião contou ainda com discursos de várias lideranças e pré-candidatos, como Raimundo Falconery Carneiro, Ladinho de Chapada, Beto Relojoeiro, Marcio Mola, Clécia Ferreira, Abraão de Campo Alegre, Dona Júlia, Ricardo Araújo, Lucivaldo, entre outros.

Visitas

 

Quem esteve presente no evento também foi Antenor, técnico da Eletrobrás, que falou sobre a política do programa Luz Para Todos implantada pelo governo federal em Riachão do Jacuípe e região. “Não fizemos tudo ainda, mas muita coisa já foi feita na região. E vamos continuar trazendo mais energia para as casas das pessoas, seja qual for o governo a partir de 2014”, disse.

Outro que esteve presente foi o ex-vereador por Feira de Santana, Fábio Lucena, que atualmente é assessor do deputado federal Fernando Torres, em Brasília. ”Vim trazer o meu abraço e o apoio de Feira de Santana à pré-candidatura de Tânia Matos. Já conheço a senhora, por isso acho importante esse apoio do grupo ao seu nome”, pontuou.

Da redação (Foto: Anderson e Tania Mascarenhas).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo