Meio Ambiente

Seca: Já são 106 municípios do interior da Bahia em “estado de emergência”

Um total de 1 milhão e 300 mil pessoas é a estimativa de afetados feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec). Nesta quarta (21), a Cordec encaminha para Brasília um lista com os nomes de todos os municípios para que possam ser reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

“O governo da Bahia já homologou os decretos de emergência. Agora, falta ser reconhecido no âmbito federal para que os municípios possam dispor de recursos do Estado e da União para ajudar a enfrentar a seca”, destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, Salvador Brito.

Recursos

O Ministério da Integração Nacional já disponibilizou R$ 10 milhões para amenizar as consequências da falta de chuvas. “Esse valor foi um compromisso do ministro Fernando Bezerra para atender aos municípios. Mas, só depois de reconhecer para o governo federal liberar a verba. A necessidade é muito maior, mas já é uma ajuda significativa”, diz Brito.

Medidas

Nesta terça (20), na sede da UPB, foi realizada uma reunião para discutir medidas para ajudar as cidades afetadas. Em torno de 90 prefeitos e 20 representantes compareceram à reunião. O secretário estadual de Relações Institucionais, Paulo Cezar Lisboa, apresentou durante o encontro seis proposições de ajuda por parte do governo, envolvendo a ampliação de convênios para limpeza das aguadas e contratação de carro-pipa.

O superintendente da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Wilson Dias, disse que o governo está comprando 1.100 toneladas de sementes que serão distribuídas entre os moradores afetados. Informações do Correio.

Leia também: Sem chuva no dia de São José, já são 89 municípios em estado de emergência; veja a situação em toda a Bahia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo