A empresa decidiu fechar a planta em razão das reduções de custos implementadas em resposta à fragilidade contínua da economia europeia.
Os funcionários da The Dow Chemical Company na Bahia já foram notificados da decisão da empresa, que garante a recolocação dos trabalhadores em outras empresas com o objetivo de minimizar o impacto aos empregados.
Em nota, a empresa informou que a decisão de fechar a empresa na Bahia foi resultado de “extensa avaliação da competitividade de longo prazo da fábrica e está alinhada às metas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EH&S) da Dow”.
A companhia elevou os padrões de segurança das suas operações ao redor do mundo e disse que seriam necessários investimentos adicionais significativos para que a unidade de Camaçari fosse operada em conformidade com os padrões de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Dow.
A nota enviada pela assessoria de imprensa da Dow informa ainda que a unidade de Camaçari não tem sido lucrativa nos últimos anos e os investimentos adicionais requeridos tornariam a operação economicamente inviável.
Ainda segundo nota da empresa, além da fábrica de Camaçari, que tem 123 funcionários, a Dow fechará unidades fabris na Europa, América do Norte e América Latina, assim como implementará reduções da força de trabalho como parte dos esforços da Companhia de redução de custos. Informações do Correio.