Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Meio Ambiente

Seca já atinge 2 milhões de pessoas; 186 municípios em estado de emergência

Na região de Irecê, a que mais produz feijão no nordeste, as perdas na lavoura passam de 80%. Há escassez de água até no subsolo. Poços artesianos secaram. Os que ainda funcionam já dão sinais de que também estão se esgotando.

“Se daqui até o dia 10 de abril não chover, pode levantar as mãos para o céu e pedir a Deus que tenha piedade de nós”, conta o agricultor Assunção Fraga.

Para muitas comunidades do sertão da Bahia, o caminhão pipa é a única fonte. E quem recebe a água que ele traz tem a obrigação de dividir. O trabalhador rural João Souza disse que 40 famílias se abastecem em sua casa. “Ao todo são 120, 130 pessoas. A água é fraca, mas dá. Quando o caminhão demora o povo passa sede.”

Barragem

Na barragem de Mirorós uma reserva acumula 170 milhões de metros cúbicos de água. O lago se espalhava por quinze quilômetros. Encolheu tanto que não passa de três quilômetros.

“Desde que foi inaugurada, há 28 anos, essa barragem nunca desceu 33 metros. Está muito abaixo até do limite mínimo previsto na régua de medição. Hoje, o reservatório tem apenas 8% do volume normal. Se descer mais três metros o abastecimento da região entra em colapso”

“Nós temos que ter agora essa prioridade para o abastecimento humano, sob pena de interrupção total do fornecimento em no máximo 6 meses.”, disse o gerente da Embasa, Raimundo Neto.

São 14 cidades atendidas pela barragem. Na maioria dos povoados da área, água, só dois dias da semana. O canal que abaste a produção irrigada logo vai secar e o fornecimento para os 220 lotes do projeto já foi cortado.

Os produtores colhem os últimos cachos das bananeiras que foram plantadas no ano passado. Os plantios mais novos não vão produzir.

Dos 417 municípios da Bahia, 186 já decretaram situação de emergência. São mais de 2 milhões de baianos sofrendo com a falta de chuva. Informações do G1.

Leia também: Coité: Sem água e com cerca de 90% dos motores de sisal parados, seca deixa 30 mil pessoas à beira da falência

Semiárido deverá receber mais de R$ 10 milhões para enfrentar a grande seca

Já são 158 cidades em emergência por conta da seca; veja a relação

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo