O sistema abrange, além de Coité e Serrinha, os municípios de Biritinga, Lamarão, Teofilândia, Barrocas e Retirolândia. Além disso, a equipe da Embasa ouviu as demandas da comunidade.
A obra foi iniciada em 2009 e, de acordo com o engenheiro da empresa responsável pela execução, cerca de 93% dos serviços já foram concluídos e a previsão é que a obra seja entregue no segundo semestre. Com investimentos de R$ 42 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o empreendimento contempla intervenções como a instalação de cinco poços profundos, além da implantação de adutoras, estações elevatórias (bombas) e reservatórios.
Segundo o engenheiro da Embasa, André Queiroz, a disponibilidade de água no sistema vai passar dos atuais 300 para 500 litros por segundo até dezembro. “Com isso, teremos maior segurança operacional e a possibilidade de atender melhor às demandas da comunidade”, pontuou.
Durante a reunião, os técnicos da empresa também mostraram os motivos das intermitências no abastecimento da cidade. Segundo Queiroz, sucessivas interrupções no fornecimento de energia elétrica provocaram avarias em equipamentos e prejudicaram o abastecimento nos últimos dois meses. “Os equipamentos já foram substituídos e o sistema de abastecimento está em processo de recuperação”, explicou.
O presidente da Câmara de Vereadores do município, José Carneiro, ressaltou a importância dos esclarecimentos à população. “Foi muito importante para a comunidade. A Embasa veio até nós e foi bastante esclarecedor para quem esteve presente. A gente fica agora na expectativa que a obra seja finalizada, para que possamos ter o abastecimento de forma mais tranquila”, opinou.
A cidade de Biritinga será a próxima a receber a reunião, ainda este mês. Serrinha e Conceição do Coité tiveram reuniões no final do ano passado.