Os vereadores acabaram arquivando a denúncia apresentada pelo cidadão Adeildo, morador do Povoado de Rômulo Campos, por 6 votos a 2. Votaram para arquivar a referida denúncia os vereadores Otaviano Barbosa (PT), Walmir Peixinho (PV), Deri (PP), Natanael (PSDB), Nado Trindade (PR) e o presidente da Casa, Zé do Rádio (PP).
Os únicos edis que votaram para dar prosseguimento e apuração do caso foi Ranulfo Gonçalves (PTC) e Rocha (PHS), que afirmaram que a denúncia nunca foi apurada pela Câmara.
Antes do início da sessão o clima foi tenso entre os legisladores Deri e Rocha, que quase brigam. Eles começaram a fazer acusações e insultos entre si, com termos de baixo calão. No decorrer da sessão aconteceu um novo bate boca, após confirmarem os seus votos e justificativas.
O vereador Rocha acusou o colega Deri, de ter “se vendido à Prefeita para votar pelo arquivamento”. Já o vereador Deri, retrucou, dizendo: “Não tenho costume de me vender a político nenhum”, exigindo que o colega prove que ele se vendeu à Prefeita.
O vereador Ranulfo Gonçalves comentou que “achei estranho o voto do edil Natanael ter sido mudando tão rápido e votar pelo arquivamento, onde o mesmo sempre demonstrou ser a favor das apurações, e que ficou sabendo que o Sr. Natanael esteve tomando um cafezinho com a Prefeita Cecília, acusada de irregularidade por um cidadão itiubense”.
Ameaça
Diante de tanto bate boca entre os vereadores Deri e Rocha, o Presidente da Câmara, Zé do Rádio, ameaçou a encerrar a sessão se a discussão continuasse.
As poucas pessoas que prestigiaram a sessão ficaram estarrecidas com tanta falta de respeito com o povo itiubense. Os “dignos” representantes do povo se indispõem com os próprios colegas na sessão e, no lugar de representar os interesses da sociedade, defendem interesses pessoais ou em favor da denunciada.
Sobre o episódio lamentável ocorrido na Câmara, que culminou no arquivamento da denuncia, a discussão e o bate boca, que já foram testemunhados outras vezes pela população, deixa a cada dia a Câmara de Itiúba sem moral, desacreditada e sem credibilidade.
A população apresenta denuncia com fortes indícios de irregularidades na Prefeitura, onde é a atribuição principal dos edis a fiscalização ao Executivo. A população denuncia pedindo apuração, no entanto, a Câmara tripudia com ela e nada apura.
O engraçado da história é que foram os próprios vereadores que acataram as denúncias, criaram o clima para instalação da CPI, mas, depois, eles mesmos votam para arquivar tudo. Igual a Brasília.
Com informações de Renilson Ramos para a rádio Abelha News.