Uma vasta programação já está praticamente fechada, com sete dias de atividades culturais. Intitulado de Festival de Cultura de Riachão do Jacuípe – 20 anos do Projeto Cultural, o evento contará com atividades como samba de roda, forró, cantiga de roda, teatro, poesia, dança, aboio de vaqueiro e muita arte de improviso.
O Festival manterá praticamente o mesmo formato das antigas semanas culturais, mas os organizadores buscam uma programação mais enxuta para satisfazer ainda mais ao público.
O evento, que acontece no Clube de Campo Mandacaru, será aberto no domingo, dia 13 de maio, e encerra no dia 19 com uma grande festa. Para esta data está prevista uma grande programação esportiva envolvendo as cidades de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra, Ichu e Candeal.
A festa de abertura contará com um jogo de master de Riachão contra um combinado dos três municípios, que já fizeram parte do território jacuipense. O jogo conta com a organização de Silvio Soares, Del e Chico de Elza, além do suporte de Birineco, que trará a base de Pé de Serra.
Após o jogo haverá um grande caruru e uma programação musical com voz e violão. A partida vai reeditar a história que aconteceu durante a primeira Semana Cultural, em 1992, com a realização do clássico entre Palmeiras e Sport, atraindo um grande número de pessoas no campo do Mandacaru.
Noite histórica
Outro momento de destaque durante o Festival de Cultura será a Noite de Homenagens. De acordo com os organizadores, mais de trinta personalidades da cidade serão homenageadas, entre artistas, colaboradores, integrantes e amigos do Projeto Cultural.
Carnaval
Os antigos carnavais, tão bem executados pela Banda do Biriba, é outro quadro que vai se repetir durante o evento deste ano. “Não poderíamos deixar uma coisa tão interessante de fora, até porque, durante as semanas culturais, era uma das coisas mais prestigiadas pelo público”, disse um dos organizadores.
A música Anos 60, que será revivida por Itamar e seu grupo, será outro quadro rico durante a programação do Festival de Cultura de Riachão.
Feira de Artesanato
Uma Feira de Artesanato e de objetos antigos também vem sendo preparada pelos organizadores do Festival. “O artesanato sempre foi forte no município e a mostra de objetos antigos é uma novidade que pretendemos apresentar agora”, lembrou Vera Ferreira, integrante do Projeto Cultural.
Da redação