Meio Ambiente

Tragédia na Serra de Carnaíba: Veja simulação do acidente com garimpeiros

Foto com Link

Foto com Link de Direcionamento

Descrição da imagem

Clique na imagem para ser redirecionado para o site.

De acordo com João Grande, do posto de saúde, os garimpeiros se deslocavam da superfície ao subsolo em uma “caçamba” sustentada por um cabo de aço, que teria rompido e lançado os trabalhadores de uma altura de 150 metros.

O dono do garimpo relatou ao técnico de enfermagem do Samu, Antônio Carlos, que a altura pode chegar a 170 metros, o equivalente a um prédio de 50 andares.

O técnico descreve, a partir de relato de testemunhas, que o rompimento do cabo de aço provocou a falta de freio no sistema de elevação da “caçamba” [como tem sido chamado o suporte que transporta as pessoas], o que teria feito os garimpeiros despencarem sentido subsolo da mina.

Confira aqui a simulação do acidente feira pela TV São Francisco.

Ao norte do estado, a Serra da Carnaíba concentra uma das maiores reservas de esmeralda do Brasil. São quase cem garimpos. O trabalho é considerado de alto risco porque geralmente é feito de forma improvisada, sem as condições mínimas de segurança.

Alguns garimpeiros usam pequenas cadeiras para descer, também sustentadas por cabo de aço. Na serra da Carnaíba, a tristeza é geral. Informações do Esmeralda Notícias com imagens da TV São Francisco.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo