Em Salvador, a previsão é que aconteça um segundo turno entre os deputados ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT), quadro que seria modificado com a entrada da senadora Lídice da Mata no páreo. O deputado João Leão (PP), que teoricamente também seria forte, ainda não deu certeza de sua candidatura. Está no ora sim, ora não. Enquanto isso, o tempo passa…
Feira de Santana – A tendência é de uma vitória de José Ronaldo (DEM) no primeiro turno. Colbert Martins (PMDB), José Neto (PT) e Tarcízio Pimenta (PDT) podem evitar isso, mas se Ronaldo mantiver os números atuais até o mês de agosto, adeus.
A esperança de José Neto era uma ação do governo do Estado para forçar o segundo turno, mas, com o quadro de momento, após a greve dos policiais e a atual greve dos professores, o cenário só faz piorar.
Vitória da Conquista – O prefeito Guilherme Menezes (PT) deverá enfrentar Herzem Gusmão (PMDB) no segundo turno. Contudo, com o apoio do PCdoB, que desistiu de lançar candidato, Guilherme pode evitar o primeiro segundo turno na cidade.
Itabuna – Se não for impedido por questões legais, Capitão Azevedo (DEM) poderá ter o segundo mandato. Mas a candidaturas de Juçara (PT) pode crescer; além disso, o resto da oposição ameaça se unir, o que pode modificar o panorama da eleição;
Ilhéus – todos os cenários apontam para uma vitória do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP);
Camaçari – Apesar das dificuldades que enfrenta, o secretário Ademar Delgado (PT) se elegerá em razão do apoio do prefeito Luiz Caetano (PT);
Juazeiro – Caso consiga legenda, o favorito é o ex-prefeito Joseph Bandeira (PT). Na expectativa dos especialistas, o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) seria, nesse cenário, o terceiro colocado. O deputado Roberto Carlos (PDT), segundo colocado nas pesquisas, corre por fora, aguardando a decisão de Joseph. Os dois teriam um acordo.
Jequié – Especialmente após o acordo com o PT, que indica o vice, a vitória deverá ser de Tânia Britto (PP). Mas vários petistas começaram a brigar por não aceitarem o acordo, e a aliança pode se complicar.
Alagoinhas – Disputa acirrada entre o prefeito Paulo Cézar (PDT) e o deputado Joseildo Ramos (PT). Paulo Cezar é simples e queima igual a fogo do monturo. Pode repetir o mandato.
Porto Seguro – Os deputados Jânio Natal (PRP) e Cláudia Oliveira (PSD) brigarão pela preferência do eleitorado. É uma eleição atípica, onde a lógica é não ter lógica.
Barreiras – Maior possibilidade de vitória para Zito Barbosa (PMDB).
Lauro de Freitas – Apesar de ser o segundo nas pesquisas preliminares, perdendo para o vereador Márcio Paiva (PP), o candidato da prefeita Moema Gramacho (PT), o vice-prefeito João Oliveira (PT), irá sucedê-la. Mas, de repente, o eleitor quer mudar.
Informações do site Por Escrito, com observações de Evandro Matos