Para se ter uma ideia de como pegou a ingerência. De acordo com a Folha de São Paulo, cerca de 150 militantes do PT gritaram palavras de ordem contra o ex-presidente Lula em um protesto realizado no aeroporto contra a decisão do partido de vetar a candidatura à reeleição do prefeito da cidade, João da Costa (PT).
“Ô Lula, decepção; em Recife você não manda não”, gritavam os manifestantes em resposta à decisão da Executiva nacional do PT de negar a João o direito de concorrer à reeleição. O diretório indicou o senador Humberto Costa (PT).
A indicação do senador faz parte da estratégia do PT para atrair o apoio do PSB à candidatura do ex-ministro Fernando Haddad, em São Paulo. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que também é presidente do PSB, é contra a reeleição do prefeito João da Costa em Recife.
Em resposta à saga petista, Eduardo Campos exonerou quatro secretários estaduais e colocou todos na condição de pré-candidatos do PSB à sucessão municipal da capital. As exonerações de Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico), Sileno Guedes (Articulação Regional), Tadeu Alencar (Casa Civil) e Danilo Cabral (Cidades) foram publicadas nesta sexta-feira no “Diário Oficial” do Estado.
Nos próximos dias novas decisões devem ser adotadas. Os problemas podem atingir a negociações entre as legenda em diversas cidades. Salvador está inclusa neste grupo.
A senadora Lídice da Mata, presidente estadual da legenda, já se manifestou neste sentido, contudo, a depender do que determine o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, as coisas podem mudar e ela ser candidata por aqui. Informações do JCOnline.