Economia

Pé de Serra: Prefeitura apoia Programa de Empreendedorismo para os jovens

O Programa é uma iniciativa do Instituto Souza Cruz e atua na Bahia em parceria com o MOC. O PEJR consiste na capacitação de jovens para a convivência com o semiárido, visando a permanência deles em suas comunidades de origem.

O primeiro ciclo do Programa, em 2012, vem capacitando os jovens com orientações teóricas, como mostra de vídeos e palestras. Na prática, o Programa conta com visitas a centros  de agricultura familiar, de inclusão social e de um trabalho sócio-cultural com base nas histórias de vida dos jovens empreendedores, como, por exemplo, a realização de oficinas para eles:

“O Programa serviu para analisarmos as nossas próprias vidas, passamos até mesmo a economizar mais e a planejar as nossas finanças para nossa qualidade de vida”, disse Diana Rios, da comunidade de Campo Formoso, em Pé de Serra.

Após as oficinas, com base nas necessidades de suas regiões, os jovens elaboram um projeto que passa pela análise do MOC, para, em seguida, aplicarem em suas comunidades. Dessa forma, horticultura e apicultura serão as oficinas da próxima sequência do Programa:

“Esse programa tem mudado a nossa forma de ver o semiárido. Antes nós achávamos que aqui era um lugar quase impossível de sobreviver, hoje o Programa tem mudado em nós essa concepção, nos mostrou como são muitos os recursos naturais que temos e que podemos extrair para a nossa sobrevivência de forma sustentável e viável”, explica o jovem empreendedor Teodoro da Silva Rios, da Comunidade de Novo Licurí.

Para a jovem Flávia Rios, da sede do município, com o PEJR eles passaram a ver mais oportunidades em suas próprias comunidades. “Estamos aprendendo como ajudar o desenvolvimento de nosso município através do desenvolvimento de nossas comunidades”, justificou.

O Programa de Empreendedorismo Jovem Rural vai até dezembro desse ano. Segundo os jovens participantes, eles pretendem aplicar seus projetos de vida de acordo com a instrução do Programa.

Ascom – Pé de Serra

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo