Os 21 gerentes de concessionárias presentes no Combate das Marcas 3 ouviram perguntas parecidas com essas durante todo o dia de ontem, no primeiro dia de feirão. É que os vendedores estavam ávidos por oferecer a melhor oferta e evitar que o cliente escapulisse para o estande ao lado.
“Aqui a gente não deixa o cliente sair. Só se ele quiser um carro que a gente não tenha”, garante a diretora da Jac Motors do Caminho das Árvores, Paloma Oliveira.
Ela conta que a marca preparou uma promoção especial para o feirão. “É um bônus de R$ 3 mil, que a gente negocia como vai ser usado”. Isso, além da redução do IPI, que caiu de R$ 36.900 para R$ 34.900 o preço do J3, o completo mais barato da montadora.
O completo mais barato do feirão, no entanto, está na concorrência. O Ford Ka com ar, direção, trava e vidro custa R$ 25.850. A versão mais básica do Ka também é a mais em conta (R$ 20.900) do Combate, quase empatando com o Uno Mille, que custa R$ 20.990.
Mas quando se trata de maiores descontos em relação ao preço da loja, a Kia, a Renault e a Citroën garantem que se prepararam bem para o feirão. O maior desconto é o do Kia Cerato, que já chegou a custar R$ 59.900, mas é vendido no Combate a R$ 52.831. Já o Citroën Air Cross, que até quinta-feira era vendido na concessionária a R$ 56.500, é encontrado no feirão por R$ 51.900.
A Renault não ficou atrás. Seu maior desconto foi no Symbol, que passou de
R$ 38.530 para R$ 32.990. O gerente da Brune, Paulo Vaz, espera vender em torno de 90 carros até domingo, 30 a mais do que no feirão passado. Além da redução do IPI, ele diz que as taxas estão mais baixas e o valor final ainda é negociável.
A queda do IPI ajudou bastante, segundo o gerente da Danton (Peugeot), Luciano Danton. “Entre março e maio, vendemos uma média de 150 carros por mês. Esse mês ainda está no dia 15 e já batemos 158”, comemora. Ele também aposta na redução do imposto para vender 60 automóveis neste feirão.
Concessionárias oferecem facilidades de crédito
Por mais que todo especialista diga que é melhor economizar para comprar o carro à vista, na hora do “vamos ver”, a maioria dos consumidores acaba financiando pelo menos uma parte. E, para dar uma incrementada nas vendas, as concessionárias prometem taxas diferenciadas.
A gerente de financiamentos da Marvel (Fiat), Arlen Silva, detalha as facilidades: “Temos taxa zero no Novo Uno, para entrada de 50% e financiamento em 12 meses e para o Bravo, com entrada de 70% e saldo em 24 vezes”.
Numa outra simulação, o Novo Uno Way 1.0 (R$ 30.990) é vendido com entrada de 9.297 (30%) e mais trinta parcelas de R$ 860. Na Brune (Renault), fizemos uma simulação do Logan com ar condicionado e direção hidráulica, que custa R$ 27 990. Ele acaba saindo com uma entrada de R$ 13.995 (50%), e o saldo em 60 vezes de R$ 334,59. A taxa é de 0,99% ao mês.
Na Bremen, a taxa é zero para toda a linha Voyage, Gol, Savero e Fox. Mas só se o cliente der uma entrada de 50% e dividir o restante em 12 meses. Na prática, o Novo Gol completo (R$ 31.490) pode ser financiado com entrada de 15.745 e saldo financiado em 12 parcelas de R$ 1.421. Em 24 vezes a taxa sobe para 0,99%. Informações do Correio