Esporte

Fernando Alonso sensacional vence GP e lidera o Mundial

Alonso teve a seu favor dois abandonos para somar a segunda vitória no ano e assumir a liderança do Mundial de pilotos, com 111 pontos. O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, e o francês Romain Grosjean, da Lotus, líder e vice-líder até metade da prova, tiveram problemas no carro e saíram da prova.

Alonso também contou a saída do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que caminhava para terminar mais uma prova entre os três melhores, mas teve um incidente com o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, que tentava o terceiro posto, e abandonou.

O finlandês Kimi Raikkonen, Lotus, foi o segundo, seguido pelo alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Este é o primeiro pódio conquistado pelo heptacampeão mundial desde que retornou à F-1, em 2010.

Hamilton, que liderava até então o Mundial de pilotos, demonstrou irritação com o incidente com Maldonado. Abandonou o carro protestando. Ele continua com 88 pontos, mas caiu para a terceira colocação.

Vettel permanece com 85 pontos e é o quarto. Seu companheiro de Red Bull, o australiano Mark Webber, terminou o GP da Europa em quarto e tem 91 pontos –é o novo vice-líder do Mundial de pilotos.

Nico Hulkenberg (Force India), Nico Rosberg (Mercedes), Paul di Resta (Force India), Jenson Button (McLaren), Sergio Perez (Sauber) e Pastor Maldonado (Williams) completaram os dez primeiros, respectivamente.

Já os brasileiros não pontuaram. Algo que ocorreu pela última vez em solo espanhol, na quinta etapa com o GP da Espanha.

Felipe Massa, da Ferrari, até fazia uma prova agressiva, com boas chances de pontuar e expectativa de brigar pelo pódio. No entanto, foi tocado por Kobayashi na 34ª volta e precisou ir aos boxes para arrumar o pneu direito dianteiro e o bico do carro, ambos danificados. Assim, Massa terminou a prova em 16º.

Bruno Senna, da Williams, frequentou em poucos momentos o top dez e disputou uma prova discreta. Também foi prejudicado por um toque de Kobayashi, na 20ª volta. Terminou em 11º.

A próxima etapa do Mundial de F-1 será dia 8 de julho no GP da Inglaterra, nona etapa. Informações da Folha de São Paulo. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo