Entre os pássaros apreendidos estavam canário da terra, cardeal, curió, pássaro preto, estevão, para capim e outros. Em poder de Antônia da Silva, 76 anos, foram encontrados 18 pássaros silvestres cobertos com pano e escondidos. Ao saber da operação a idosa trancou-se dentro de casa com alguns dos pássaros e foi obrigada a entregar para não ser presa.
Todos os animais apresentavam estado de maus tratos, muita sujeira na gaiola, falta de água e comida, animais trancados em ambientes escuros e cobertos por panos. Também foram apreendidas 8 arapucas utilizadas para capturar pássaros.
A operação também apreendeu na feira livre local 30 badogues e borrachas para confecção de badogues, pois a Lei Federal 5.197 proíbe a comercialização e a utilização.
Ontem pela manhã em Cruz das Almas a Policia Militar local e a ambientalista Telma Lobão também apreenderam 23 pássaros silvestres, mantidos em cativeiro, azulão, cardeal, canário da terra e cardeal. Obedecendo a instrução Normativa do Ibama nº 179, cap II, art. 3º, todos os animais foram devolvidos a Natureza em área preservada do município.