A equipe do Ypiranga terminou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, através de Mailson, aos 21 minutos. Mas na segunda etapa a Jacuipense mandou na partida e virou, de forma espetacular, para 4 a 1. Os gols do Leão Grená foram marcados por Jânio (de falta), Capone, Daniel e Bira (contra).
O jogo atraiu um público de 4.505 pagantes, sendo uma boa parte de jacuipenses que foram prestigiar o Leão do Sisal. Os destaques da partida, pela Jacuipense, foram o meia Titi e o meia-atacante Jânio, que empatou a partida em uma cobrança de falta magistral, iniciando a reação da equipe.
A equipe já disputou o Campeonato Baiano de Profissional durante a década de 1990, fazendo excelentes campanhas. Após anos lutando, consegue, finalmente, voltar à elite do futebol baiano.
Como foi o jogo
O time aurinegro ampliou a vantagem no confronto direto pela classificação aos 21 minutos de jogo, por intermédio de Mailson, em bela cobrança de falta. O resultado não traduzia a realidade em relação ao desempenho das duas equipes em campo. A torcida leão grená, que compareceu em grande número ao Estádio de Pituaçu, não se conformava com o resultado desfavorável, levando-se em consideração a superioridade técnica de seus jogadores.
No intervalo o técnico Rodrigo Chagas precisava tomar alguma atitude, que mudasse o placar adverso e consequentemente o retorno na elite do próximo ano. Robson foi substituído pelo meia Jânio, que deu outra dinâmica com troca de passes com inteligência, ainda aproveitou da boa técnica de Titi, que foi deslocado para lateral esquerda.
O time cresceu ainda mais de produção, explorou as jogadas de linha de fundo e passou a criar inúmeras situações para golear. O Ypiranga, por sua vez, assistia passivamente o time de Riachão trabalhar a bola, e quando a tinha em posse, errava com frequência, desperdiçando os contra ataques pela necessidade que a Jacuipense tinha de se arriscar.
Daí que surje a qualidade de quem tem intimidade em tocar na bola. Não poderia ter sido outro a não ser Jãnio, que entrou para iniciar a reação do clube que estava em situação delicada naquele momento.
Aos 9 minutos ‘ele’ cobrou uma falta com extrema categoria e deixou tudo igual: 1 a 1. Mas o leão do sisal estava com saudade de reencontrar sua grande torcida na primeira divisão em 2013 e continuou insistindo, até que conseguiu virar a partida através de Hélder, marcando contra, aos 28 minutos do segundo tempo.
Uma observação interessante é que, mesmo com o segundo gol, a Jacuipense não alterou a sua formação tática. Nádson, que fez sua estréia, saiu do campo de jogo e deu lugar para o atacante Daniel, que recebeu belo passe e concluiu para fazer Jacuipense 3 Ypiranga 1.
Ainda teve tempo para o quarto gol do time, depois de grande jogada de Titi, a bola desviar no zagueiro Bira e tirar qualquer chances para o goleiro Gil do time ypiranguense, aos 46 da etapa final.
Botafogo também volta
No outro jogo da semifinal, o Botafogo conseguiu empatar em 1 a 1 com o Colo Colo, em Ilhéus. Agora a equipe da capital vai decidir o título da Segunda Divisão com a Jacuipense, em duas partidas, sendo a primeira no Estádio Eliel Martins, no próximo domingo (15), em Riachão do Jacuipe.
Colaboraram Evandro Matos e Noroel Fernandez