Começou sua vida trabalhando ainda garoto como lavrador. Veio para a cidade em 1978, aos 14 anos, e começou trabalhar em uma mercearia, depois foi funcionário da sorveteria do saudoso Zé Baixinho. Trabalhou em uma loja de auto peças e em uma fábrica de torrefação (Café Tangará).
Em 1985 começou seu próprio negócio, uma Fábrica de Picolés. Anos depois iniciou também no ramo de sorvetes e outros produtos do mesmo ramo.
Início na política
Batista começou na política em 1992, mas foi a partir de 1996 que passou a se dedicar mais à política, onde apoiou Zé Miro da Minação para vereador. Em 2000 saiu candidato a vereador pela primeira vez pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), tendo 439 votos, sendo o mais votado do partido.
Em 2004 foi candidato também a vereador pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), obtendo 556 votos e ficou na 2ª suplência. Em 2008 foi candidato pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), sendo o terceiro mais votado do partido com 426 votos.
Em 2009 Batista da Sorveteria assumiu a direção do PRB e em 2010 foi candidato a Deputado Federal e teve 6.169 votos. Ao longo destes 3 anos como presidente do partido, ele conseguiu filiar muitos nomes que hoje são candidatos a vereadores, demonstrando grande força no lado organizacional e político, pois nenhum outro partido do município de Serrinha demonstrou tanta força no momento de lançar candidatos para as eleições de 7 de outubro.
Para muitos que analisam a política, mesmo tendo saído sem coligação, o PRB tem possibilidade de eleger de dois a três vereadores, especialmente, se alguns nomes surpreenderem e conseguirem uma boa votação. O PRB de Serrinha lançará 23 nomes para a próxima eleição.
Por Cival Anjos