Política & Economia

Rapidinhas: Curiosidades sobre eleição nos municipios do Sisal e do Jacuipe

Alguns fatos aconteceram antes ou na véspera das convenções que definiram os candidatos nos municipios. Confira:

Nei, o prefeito de Capela

Em Capela do Alto Alegre acontecerá uma eleição das mais duras de sua história. De um lado, Dr. Nei, o atual prefeito; do outro, Nei do Banco, que reuniu todos os ex-prefeitos do município e as principais lideranças da oposição ao seu lado. O ex-prefeito Carlinhos é o seu vice; a ex-prefeita Lucia também o apóia, além de Arismário Gomes, Vavá e Osvalcy. Enquanto isso, a população só tem uma certeza até aqui: que o próximo prefeito de Capela será Nei.

Cedraz no poder em Valente

 

Em Valente, outro caso inusitado. No comando da política do municipio há anos, o clã liderado pelo ex-prefeito Nenenzinho vai continuar no poder, independentemente de quem venha a ser o eleito. Na situção, o candidato a prefeito é Zenóbio Cedraz, filho de Nenenzinho e apoiado pelo prefeito Ubaldino Amaral; na oposição, o candidato a prefeito é Ismael da APAEB, mas o vice é Eduardo Cedraz, também filho de Nenenzinho e que, atá a semana passada, antes de ser cassado junto com Ubaldino, era o vice-prefeito do municipio.

Mulher vai governar Riachão

 

Riachão do Jacuipe também tem um dado interesssante nesta eleição. Pela primeira vez na sua história, duas mulheres disputam a prefeitura do municipio: Tânia Matos (PDT) e Dra. Gleide (PCdoB). Embora Fernando de Dudu (PSL) também esteja na disputa, dificilmente o municipio não terá, pela primeira vez, uma mulher no comando da Prefeitura.

Ichu: ex-vice sem casa

 

Em Ichu o ex vice-prefeito Renato Adelino alugou a sua residência para os policiais e foi morar em uma casa do ex-prefeito Carlos Santiago. Poucos dias depois, justamente no período em que Carlos vivia o seu maior “inferno astral”, Renato deixou o antigo aliado e se juntou à oposição. Embora não tenha partido de Carlos, amigos e um irmão dele pediram a casa de volta. Constrangido, Adelino não teve saída e entregou o imóvel. A galera, que não perdoa, soltou fogos.

Candeal: quem vencerá? 

 

Em Candeal também um dado curioso. Os principais candidatos são Donguinha, apoiado pelo prefeito Ribeiro Tavares, e Everton Cerqueira, ex-presidente do Fluminense de Feira, mas nascido na cidade e com atividades comerciais por lá. A eleição é dura e ninguém aponta o vencedor antecipadamente.

Serra Preta: chupando o dedo

 

Para não deixar passar em branco, um dado sobre Serra Preta. Lá os candidatos são o atual prefeito Adeil Figueiredo e Angélica, esposa do ex-prefeito Zelitinho. O curioso é que, até a véspera das convenções, os três principais líderes da oposição conversavam para fechar uma chapa: Angelica e os ex-prefeitos Zelitinho, Dr. Benedito e Antonio Carneiro. Com o não houve acordo, Antonio Carneiro abandonou o barco e se aliou a Adeil, que já foi seu liderado. “Eles só queriam saber quanto eu tinha para gastar, mas não aceitavam fechar com o meu nome”, explicou Carneiro, ao deixar a oposição chupando o dedo.

Nova Fátima: eleição dura 

 

Nova Fátima tem tradição de eleição dura e este ano não será diferente. Para saber quem vai vencer, é só conversar com o eleitor ou simpatizantes dos dois candidatos. Mas, definitivamente, a eleição é imprevisível.

Eleição fácil

Bem, se querem uma eleição fácil, é só buscar em um município da região sisaleira. Ele está a menos de 100 km de Riachão do Jacuipe, e na mesma situação em relação a Conceição do Coité. A eleição vai existir, mas é só para constar. Hoje não falo, mas no dia 7 de outubro os números irão confirmar essa previsão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo