As prisões foram efeutuadas por investigadores da 21ª Delegacia Territorial (DT), em cumprimento a mandados de prisão, expedidos pela juíza Márcia Cristhi Leite Melgaço. Daniel dos Santos Barbosa, o “Tequinho”, de 19 anos, irmão de Davson, se entregou, na manhã desta terça-feira (7), ao saber que era procurado pela polícia.
Envolvidos com tráfico de drogas e homicídios no distrito de Caípe, Robson e Davson são integrantes da quadrilha de Geilson da Conceição Santos, o “Gê Cabeção”, que controla o tráfico na região de São Francisco do Conde, Madre de Deus e Candeias. A dupla cumpria ordens do líder contra traficantes inimigos na disputa por pontos de venda de droga. “Gordo era o gerente de Gê Cabeção em São Francisco do Conde, enquanto Davson, soldado do tráfico, atuava na venda de drogas”, informou o delegado Bruno Oliveira, titular da 21ª DT.
Entre os mortos pela dupla estão traficantes e pessoas que tinham dívidas com a quadrilha, como Maurício dos Santos, Pinho, em abril de 2011, Edvaney Francelino Pereira e Paulino dos Santos Júnior, em fevereiro de 2012, além de Gileno Carvalho Lemos, assassinado em abril deste ano. O também traficante Tiago de Andrade Viana chegou a ser baleado por “Gordo”, mas sobreviveu ao atentado e está no Presídio de Salvador, pela autoria de um homicídio.
Acusado da tentativa de homicídio e de cinco mortes, “Gordo” foi localizado no município de Cruz das Almas, depois que os policiais da 21ª DT/ São Francisco do Conde souberem que ele vinha mudando de cidade com frequência. A prisão de Davson aconteceu nas imediações de um ponto de ônibus às margens da BR-324, na localidade de Boca da Mata.
Davson Barbosa é acusado de um homicídio e um estupro, crimes que tiveram a cumplicidade do traficante Marcelo Carvalho Araújo, o “Galego”, 32 anos, já preso na 21ª DT, e réu confesso em três mortes. Tequinho, que se entregou na delegacia em companhia de um advogado, atua no tráfico de drogas. Com as prisões dos quatro traficantes, o delegado Bruno Oliveira acredita que a quadrilha começa a ser desarticulada. “Prender os outros criminosos é apenas questão de tempo”, afirmou.
Robson, Davson, Daniel e Marcelo Araújo foram apresentados à imprensa na tarde desta terça-feira (7), no edifício sede da Polícia Civil, na Piedade, pelo delegado titular da 21ª DT e pelo Delegado Geral Hélio Jorge Paixão. ‘Gê Cabeção’, que está sendo procurado, tem dois mandados de prisão preventiva em aberto, expedidos pelas comarcas de Candeias e São Francisco do Conde.