O debate contou com a presença de quatro, dos cinco candidatos a prefeito da cidade de Feira de Santana. Mediado pelo jornalista Elsimar Pondé, o debate foi composto por cinco blocos de perguntas e Tarcízio respondeu aos questionamentos de eleitores, entidades de classe e profissionais da imprensa, além de apresentar as propostas do seu plano de governo.
Após sorteios realizados no início de cada bloco, Tarcízio esclareceu questionamentos do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Armando Sampaio, do radialista Dilton Coutinho e do eleitor Gilvan Silva.
Os investimentos na área de Saúde e Educação mereceram destaque do candidato. “O Sistema de Saúde Digital é modelo em nosso país. Hoje, eu estava assistindo um vídeo de um candidato a prefeito da cidade de Aracaju, onde o prefeiturável está usando como plataforma do Governo a implantação deste sistema. Para mim isso é motivo de alegria e vamos trabalhar cada dia mais para qualificar a área de saúde”, destacou.
Tarcízio também falou sobre as melhorias na área de Educação. “Quando iniciei o meu governo, a área de Educação estava destruída. Ela não estava sendo tratada com respeito e dignidade, pois encontrar uma sala de aula com terra batida, alunos bebendo água em pote e outros tendo aulas em uma casa de farinha é inadmissível. Os alunos que estudavam na casa de farinha, hoje estudam em uma das escolas mais bonitas da zona rural, localizada no Candeal. Em pouco mais de três anos nós investimos 465 milhões de reais na área de Educação, enquanto no governo de 8 anos foram investidos apenas 399 milhões. Feira precisa continuar crescendo”, ressaltou o candidato pedetista.
O prefeito também pontuou sobre as novas tecnologias implantadas na área de Educação. “Hoje temos o programa Feira Cidade Digital, colocamos internet nas escolas públicas, disponibilizamos lousas digitais, pois a cidade tem perspectiva de futuro”, explicou Tarcízio, que também anunciou um projeto para distribuir tabletes aos alunos da rede municipal.
Em resposta ao eleitor Adalberto Malta, o candidato do PDT relatou outros avanços vivenciados nas escolas municipais de Feira de Santana. “Educação é o grande investimento que a gente está fazendo no município. Já reformamos mais de 170 escolas e construímos mais algumas. Os professores estavam desestimulados, faltavam carteiras escolares e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) era baixíssimo. Para melhorar o ensino e a aprendizagem, implantamos importantes projetos, a exemplo do Cidade Educadora. Também distribuímos gratuitamente o material escolar e fardamento completo para todos os alunos, além de pagar o piso nacional para os professores da rede municipal e investir na qualificação destes profissionais”, pontuou Tarcízio.
O crescimento econômico da cidade e a expressiva geração de emprego e renda experimentados durante sua gestão, também foram debatidos. “O Produto Interno Bruto (PIB) de Feira é quatro vezes maior que o PIB de Salvador. Esse dado demonstra que a cidade ganhou em atrativos, a exemplo da instalação de um Call Center que gerou mais de dois mil empregos. Feira precisa continuar ganhando no desenvolvimento e no progresso.”, alertou.
Fotos: Reginaldo Pereira