A justificativa do cancelamento do concurso da PM-BA foi “em decorrência da necessidade de nova efetivação de estudo sistêmico, a ser realizada pela Administração Pública Estadual, com vistas a estabelecer os critérios e orientações para o referido certame”.
A notícia pegou de surpresa quem estava se preparando para o concurso público. Os internautas na fã page não oficial da Polícia Militar demonstraram indignação com a notícia. Um dos grandes problemas apontados pelos inscritos é porque o edital do certame prevê faixa etária limite de 29 anos, 11 anos e 29 dias. Com o cancelamento do certame de 2012, muitos dos que tentariam ingressar no serviço público no limite de idade já não irão poder concorrer mais no ano que vem.
A assessoria de comunicação da Polícia Militar explicou o embasamento legal que estabelece a idade máxima de 29 anos, 11 meses e 29 dias para concorrer a uma vaga no concurso público, mas não eliminou a possibilidade de, num próximo certame, estabelecer novos critérios que contemplem as pessoas que foram prejudicadas com o cancelamento do concurso.
“Tudo vai ser avaliado, mas não tenho como dar um posicionamento agora”, afirmou o capitão Pita, representante da assessoria de Comunicação da PM-BA.
Sobre o dinheiro investido por quem se inscreveu no certame, o capitão Pita garantiu que todos os candidatos serão ressarcidos. “A forma ainda será divulgada, mas todos terão o seu investimento de volta”, prometeu. (Informações do Bocão News).