Diferente do que foi em 2010, quando a competição nordestina foi realizada no segundo semestre entre times reservas, desta vez os clubes se comprometeram a utilizar seus titulares.
O sorteio dos grupos aconteceu na noite de quinta-feira, em Fortaleza, e contou com a participação do presidente da CBF, José Maria Marin. A posição dos clubes no sorteio obedeceu à colocação no ranking da Confederação Brasileira. Assim, Bahia, Sport, Vitória e Santa Cruz foram os cabeças-de-chave.
Desta forma, todos os grupos têm dois times que estão entre os mais tradicionais da região. A exceção é o, que tem Bahia, Ceará e ABC. No Grupo B caíram Sport e Fortaleza. No C estão Vitória e América-RN, enquanto o D tem Santa Cruz e CRB. Como não ficou entre os três primeiros do estadual, critério de classificação, o Náutico é o grande desfalque da competição, que também não terá o tradicional CSA-AL, nem clubes do Maranhão e do Piauí.
“O torcedor do Nordeste, apaixonado pelos seus clubes, capaz de quebrar recordes de comparecimento de público, terá agora, em boa hora, mais uma oportunidade de demonstrar a força do futebol na região. A Copa do Nordeste volta para ficar, é uma realidade no nosso calendário”, destacou Marin.
A competição começa em 19 de janeiro e segue até 17 de março. Os primeiro e segundos colocados de cada grupo avançam às quartas de final, quando as disputas começam a ser de ida e volta.
Divisão dos grupos:
Grupo A: Bahia-BA, Ceará-CE, ABC-RN, Itabaiana-SE,
Grupo B: Sport-PE, Fortaleza-CE, Confiança-SE, Sousa-PB
Grupo C: Vitória-BA, América-RN, ASA-AL, Salgueiro-PE
Grupo D: Santa Cruz-PE, CRB-AL, Campinense-PB E Feirense-BA.