“O relator do processo (desembargador) Josevando Andrade, emitiu voto pelo deferimento da candidatura por entender que a decisão do PMDB estadual que interveio na comissão de Candeias era ilegal”, disse advogado do pleiteante, Ademir Ismerim, ao Bahia Notícias, ao detalhar que o voto “foi seguido pelos outros quatro membros”.
O diretório nacional do PMDB anulou a convenção municipal que indicou Sargento Francisco para concorrer à disputa sob a argumentação de irregularidades, entre as quais a compra de um partido, o PSDC. Além de anular a convenção, a executiva nacional da legenda encaminhou o prefeito para o Conselho de Ética.
Depois de uma análise detalhada das denúncias, o partido abriu procedimento para expulsá-lo. O Ministério Público Estadual, através do procurador Sidney Madruga, deu parecer favorável à cassação do registro da candidatura do peemedebista, mas na votação desta terça o TRE-BA manteve o registro.
“Nós pusemos uma ação, chamada obrigação de fazer, junto à 7ª Vara da Fazenda Pública, e foi concedida uma liminar reintegrando os membros da Comissão Provisória, e ratificando os atos da escolha dele como candidato”, concluiu Ismerim.
Sargento Francisco ultrapassa adversários
Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o protocolo: BA – 00191/2012, o site Bahia Noticias, através do instituto Dataqualy, divulgou uma pesquisa que aponta Sargento Francisco (PMDB) como o preferido dos eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 4,9% para mais ou para menos.
A pesquisa confirma levantamentos para consumo interno realizados anteriormente, como o do instituto Dados Nordeste, que há 25 dias detectou a ascensão do candidato peemedebista.
Dentre os 404 eleitores entrevistados entre os dias 18 e 20 de setembro, 36,5% escolheram Sargento Francisco como o próximo prefeito da cidade. A ex-deputada Tonha Magalhães (PR) aparece com 28,5%, Carlos Martins (PT) mantém o terceiro lugar, com 13,6%. Jair Cardoso (PDT) e Sargento Isidório (PSB) receberam 6,7% e 2,5%, respectivamente. Das pessoas entrevistadas, 7,7% não souberam responder, e 4,2% declararam voto nulo e branco.
No levantamento espontâneo, Sargento Francisco também se configurou como preferido, com 33,4%. A republicana aparece com 24,8%, Martins com 11,9%, Jair Cardoso com 5%, e Sargento Isidório com 2,7%. Os votos nulos e brancos somaram 3,2%; e 19,1% não souberam em quem votar.
Enquanto Sargento Francisco cresce na aceitação do eleitorado, Tonha Magalhães, cada vez mais, cai na preferência dos eleitores. O levantamento demonstra que 38,6% dos entrevistados não consideram a possibilidade de votar em Tonha. Os entrevistados que disseram não rejeitar ninguém chegaram a 8,4%, e 2% não souberam quem rejeitariam.