A cação que marcou um período de renovação na política nacional casou com o evento organizado pelo Democrata (DEM) na noite deste sexta-feira (28), na Casa de eventos Espetáculo, na Boca do Rio.
O espaço abrigou centenas de pessoas que se espremeram para receber o candidato democrata a prefeitura da capital baiana, ACM Neto, o ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves (PSDB), além da vice, Professora Célia Sacramento (PV), políticos e autoridades.
A festa foi oficialmente aberta pela presidente do PTN e secretário de Educação de Salvador, João Carlos Bacelar. Com tom agressivo, Bacelar afirmou que “a esperança vai vencer o medo” e convocou os presentes a marcharem ao lado de Neto.
Quem também subiu ao palanque foi o ex-governador da Bahia, Paulo Souto. A falta de segurança foi a temática abordada pelo político que discursou e relembrou os momentos em que esteve em disputas eleitorais. O principal alvo, como não poderia deixar de ser, foi o Partido dos Trabalhadores (PT).
Segundo Paulo Souto “os nossos adversários querem tirar do povo o direito de escolha. São mais de 22.500 homicídios na Bahia nos últimos seis anos. É esse o governo que vocês querem?”, questionou. “A população não vai se curvar para ameaças e por isso que a pergunta vais ser respondida nas urnas”.
A Professora Célia Sacramento fez discurso firme e prometeu gerenciar Salvador como se fosse a sua casa. A candidata a vice na chapa de Neto convocou os presentes a marcharem ao lado do projeto da coligação e assegurou que a vitória sairá ainda no primeiro turno. “Estamos vivendo um momento de mudança histórica. Estamos nas ruas todos os dias e o que se fala é em mudança. O que se pede são mudanças e essa mudança só depende de nós”.
Aécio
Bastante ovacionado o convidado especial, Aécio Neves, fez um longo discurso. Segundo o tucano, “nenhum estado, nenhuma capital representa melhor os anseios de mudanças do que o povo baiano. A eleição de Salvador é a que mais atrai as atenções no pais porque conta com a presença da maior liderança nacional nos tempos modernos e por isso Neto é temido por seus adversários”, afirmou.
“Governei Minas Gerais durante oito anos e o presidente era Lula, meu adversário político. E foi nesse período que Minas Gerais mais cresceu. Vocês não devem cair nessa história de parceria entre mesmo partido porque não funciona. O dinheiro não é municipal, não é estadual e não é federal. O dinheiro é de vocês”, concluiu o senador mineiro.
Ao som dos tambores de um grupo de percussão ACM Neto discursou. O democrata justificou a mudança de local e agradeceu a presença de todos que compareceram ao evento. “Nosso desejo era estar em uma praça pública, mas a chuva que cai na capital desde ontem não permitiu. Mas, se lá fora temos chuva, temos frio, aqui dentro temos o calor de Salvador”, gritou empolgado.
“Assim como vocês irei enfrentar uma cidade com muitos problemas. Uma cidade violenta, sem saúde, com trânsito caótico e transporte deficiente. Enquanto vocês demoram três horas para ir ao trabalho, se espremendo no ônibus, o governador gasta com helicóptero para ir ao CAB. Isso é justo?” questionou. Por fim ACM Neto conclamou os soteropolitanos para acompanhá-lo na campanha da vitória.