História

Riachão: Tânia Matos resgata promessa histórica e vai até Pov. de Chapada a pé

As promessas cumpridas pelo ex-prefeito Valfredo Matos, morto em 2005, foram em 1988 e 2000, feitas ainda durante as duas campanhas vitoriosas. Naquela oportunidade, Valfredo prometeu durante o último comício que se vencesse a eleição iria a pé para Chapada, onde sempre teve grande votação.

Resgatando a promessa, Tânia Matos fez o mesmo agora, uma vez que Chapada foi o povoado que lhe deu a maior frente sobre a sua principal adversária nesta eleição.

A caminhada saiu da sede do município por volta das 16h40, após uma concentração na residência da candidata, na Rua Aurélio Mascarenhas. Tânia foi seguida por uma multidão. Crianças, jovens, homens, mulheres e idosos, todos acompanharam a prefeita eleita, a maioria a pé.

Carros de som e muitos veículos também fizeram o percurso sobre a BA-120, a rodovia que liga Riachão do Jacuípe a Conceição do Coité. No caminho, os sons tocavam as principais músicas da campanha e as pessoas caminhavam e cantavam sem parar.

No percurso, carros e faixas também transmitiam mensagens, todas alusivas ao processo eleitoral. “Guerreiro Chuchu”, estampava uma frase em um vidro retrovisor de um carro, numa referência ao jovem morto durante a campanha, que integrava uma equipe de fiscalização de compra de voto de Tânia, um verdadeiro ato de heroísmo e exercício de cidadania.

“O bem venceu o mau”, dizia outra frase, numa alusão à violência durante a campanha; “Rodrigo, saudade eterna”, dizia outra frase, numa referência a uma das vítimas do grave acidente ocorrido no sábado, na BR-324, na véspera da eleição.

Resistência

Com muita disposição e resistência, apesar da campanha cansativa e estressante, Tânia fez a maior parte do percurso de 18 km a pé. “Eu acho que estou dopada, que a ficha não caiu ainda”, disse ela à reportagem do Interior da Bahia, admirada do seu próprio fôlego.

A resistência de Tania parecia contagiar a todos, inclusive crianças e mulheres com idade avançada. Dona Francisca dos Santos, por exemplo, de 78 anos, fez o percurso inteiro a pé, o que chamou a atenção de todos. “Eu estou aqui com a força de Deus e de seu Valfredão, parece que ele está aqui no meio da gente”, disse, explicando tanta resistência, ainda na metade do percurso.

Chegada

Após mais de três horas de viagem, Tânia e os seus seguidores chegaram a Chapada. Era por volta das 20h10, quando todos adentraram ao povoado, que estava repleto de gente para receber a prefeita eleita. Fogos espocaram no céu, com o povo vibrando com a chegada da nova prefeita.

As ruas e a praça principal de Chapada foram tomadas pelo público, que ainda se espalhou pelos bares para tomar cerveja e beber uma água. No pé do balcão do “Bar dos Amigos”, Jovino dos Santos repetiu uma frase pelo menos três vezes, na tentava de ser ouvido diante do forte barulho. “Não sei se é esse negócio de alma voltar, mas, para mim, ele está aqui vendo tudo. Acho que é ele que está comandando tudo isso”, disse, atribuindo ao ex-prefeito Valfredo Matos toda a força do evento.

No meio da praça, Tânia Matos e Dr. Francisco, alguns vereadores e ex-candidatos abraçavam o povo e agradeciam os votos recebidos na eleição.

Comemorações

Desde o domingo à noite que os eleitores de Tânia Matos comemoram a vitória pelas ruas de Riachão. Tão logo Tania foi anunciada como a prefeita eleita, milhares de pessoas ocuparam as ruas do centro da cidade em carreatas e buzinaços para comemorar a vitória.

A nova prefeita, por sua vez, cumpriu uma agenda de eventos comemorativos no Distrito de Barreiros, onde foi recebida com aplausos, gritaria e emoção, em Terra Branca e ouras localidades.   

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo