Economia

Salvador perde espaço e turismo baiano se volta para as cidades do interior

Enquanto isso, destinos como Porto Seguro, Praia do Forte (Mata de São João), Guarajuba e Lençóis, na Chapada Diamantina, registraram aumento. 

“Fui no mês passado a Salvador e achei a cidade malcuidada, as praias sujas e os monumentos sem conservação. Piorou muito”. A fala da arquiteta brasiliense Alessandra Tavares, 27 anos, ilustra as impressões que a capital baiana têm deixado nos visitantes. Nos últimos anos, essa imagem negativa tem espantado turistas, que passaram a preferir destinos do interior do estado e outras capitais.

Segundo dados da Câmara Empresarial do Turismo (CET), setor da Fecomércio responsável pela pesquisa, a queda do número de pernoites em Salvador deve-se, sobretudo, ao mau desempenho do segmento turístico de lazer.

Quando considerado só o segmento, houve uma queda de 50% nos últimos três anos. Já o Litoral Norte e Porto Seguro tiveram um incremento de 50% e 40%, respectivamente, no período. O coordenador da CET, Cícero Sena, destaca o crescimento de hotéis do tipo resort no Litoral Norte e em Porto Seguro. “Salvador não compete em pé de igualdade com esses destinos, que oferecem empreendimentos de lazer maiores e mais cômodos para os turistas”.

Segundo ele, uma das principais razões para a perda de espaço da capital no setor é a falta de produtos turísticos de destaque. “Basicamente, o turismo de lazer de Salvador é baseado em sol e praia. Mas nossas praias estão ao léu, cheias de ambulantes e sujas”, critica. Ele ainda aponta a necessidade de a capital inaugurar atrativos como um oceanário, já existente em outras cidades do Nordeste.

Sena destaca que empreendimentos como o Aeroclube e o Wet’n Wild deixaram de existir. “Esses empreendimentos não foram repostos. Salvador precisa se reinventar urgentemente”. Problemas como a baixa mobilidade, a limpeza pública precária e a violência contribuem para o mau desempenho.

Para o especialista, tudo isso leva Salvador a perder espaço para outras capitais nordestinas. Ele cita como exemplo dados divulgados recentemente pelo clube de turismo Bancorbrás que mostram como, no últimos 12 meses, Fortaleza passou a ter a preferência dos turistas. “Nesse período, foram 100 mil hospedagens diárias na capital cearense, contra apenas 28 mil em Salvador”.

A perda de espaço só não foi maior graças à atração de turistas do segmento de negócios e eventos. “Quem segura o movimento da hotelaria tanto em Salvador quanto no Litoral Norte são os eventos e o turismo de negócios”, afirma o presidente do Convention Bureau de Salvador e Litoral Norte, Pedro Costa. Ele e Sena concordam sobre a necessidade de melhorar a infraestrutura do Centro de Convenções da capital para enfrentar a concorrência de outros estados. Procurada pelo CORREIO, a prefeitura de Salvador não comentou a pesquisa.

Bahiatursa e CVC divulgam novos destinos

Em parceria com a Bahiatursa, a agência de viagens CVC lançará na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro, um novo projeto do setor turístico com o objetivo de divulgar destinos do interior baiano em todo o Brasil. Intitulado Qual é a sua Bahia?, o projeto inclui o lançamento de uma cartilha que diferencia os destinos baianos pelos seus atrativos – por exemplo, a Bahia para namorar, a Bahia para passear, a Bahia para praticar esportes e a Bahia para comer.

Entre os destinos incluídos no caderno, que será distribuído nas lojas da CVC de todo o país, estão a Praia do Espelho (Trancoso), a Península de Maraú, além de Prado, Abrolhos e vários destinos da Chapada Diamantina.

O lançamento do projeto será realizado durante a feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), na capital carioca. (Informações do Correio). 

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