Meio Ambiente

Chapada Diamantina: Secretário sobrevoa região para avaliar incêndios

Segundo Spengler  o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Combate aos Incêndios Florestais, vem dando continuidade as inúmeras ações do programa Bahia sem Fogo, com o objetivo de conter os focos de incêndio tanto na região da Chapada, quanto no Oeste. “Após, o governo do Estado decretar emergência, foram realizadas as contratações de aeronaves, helicópteros, compra de alimentos e água, para dar apoio operacional as equipes que estão em campo”, afirmou Spengler.

Durante a visita à região da Chapada Diamantina, o secretário fará uma reunião de alinhamento com todos os participantes da operação do Bahia sem Fogo, que envolve brigadistas, bombeiros, técnicos de fiscalização do Inema e Sema para orientar os próximos passos a serem seguidos.  

“Estamos dedicando o maior número de esforços para que possamos debelar os incêndios, o mais rápido possível, pois as queimadas trazem prejuízos, não só ambientais, mas também para a saúde pública e para a economia do Estado”, acrescentou Spengler.

Na região da Chapada Diamantina o fogo atingiu cerca de 15 mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado, onde estão localizados o pico mais alto do Nordeste – o Pico do Barbado, com 2.033 metros de altitude – e as nascentes de três importantes rios – Paraguaçu, São Francisco e rio de Contas.

Já no oeste, o corpo de bombeiros e o Inema  registraram mais de 100 focos de incêndio. As áreas  atingidas são de difícil acesso, por isso o combate também começará  a ser feito com o auxílio de dois helicópteros e de mais duas aeronaves de monitoramento para identificação dos pontos de queimadas.  “A partir destas vistorias será possível traçar ações de reforço para os próximos dias em parceria com o Corpo de Bombeiros”, pontuou Eugênio Spengler.

Fonte: Ascom/Sema

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo