A queimada, que começou na segunda-feira, está descontrolada por causa do tempo seco, calor e fortes ventos. Na terça-feira, parte do incêndio foi controlada, mas um dia depois novos focos apareceram, se espalhando numa extensa faixa de aproximadamente 25 quilômetros.
Além das serras ao redor da cidade, as queimadas também destroem a vegetação em áreas de preservação como o Parque da Macaqueira e Estação Bandeirantes.
Nesta sexta-feira (26), uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a cidade para ajudar as brigadas voluntárias que há cinco dias tentam combater às chamas, porém, sem muito êxito em razão da falta de equipamentos mais adequados, além da pouco quantidade de agentes.
Hoje pela manhã, o Major Brandão Júnior, comandante da 24ª Companhia da Polícia Miliar de Jacobina, além e acionar o Corpo de Bombeiros de Juazeiro, mobilizou vários policiais para atuar no combate ao fogo.
Segundo Brandão Júnior o fogo poder ter origem criminosa. Ele acredita que um incendiário tenha ateado fogo numa área de terra que fica na divisão dos municípios de Jacobina e Caém. (Informações do Noticia Livre).