Economia

Prefeitos da região sisaleira discutem crise da seca com o governo do Estado

Participaram da reunião também o chefe da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), Salvador Brito; e com a superintendência do Banco do Nordeste (BNB).

Na reunião foram discutidas as medidas emergenciais de convivência com a falta de chuva na região. As principais reivindicações dos prefeitos foram a limpeza e recuperação de aguadas, o abastecimento com carros-pipa, o reparo e manutenção de poços artesianos, ampliação de Rede de Abastecimento de Água (através da Embasa), potencialização do Crédito Emergencial junto ao BNB e a distribuição de máquinas retroescavadeiras para os municípios realizarem as ações para minimizar os problemas causados pela seca.

O Território do Sisal compreende as cidades de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente. Sua população é de 568.600 mil habitantes. Do total, 337.480 residem na zona rural (59,35%) e 231.120 na zona urbana (40,64%).

Nos últimos meses a situação se agravou na região, principalmente pela redução do volume de água na maiora dos reservatórios, o que tem aumentado o trabalho e prejuizo dos produtores. A noticia de que pode chover no inicio deste mês de novembro tem causado uma grande expectativa na região (Foto: Raimundo Mascarenhas / CN).  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo