As marcas de Bradesco e Banco do Brasil ocupam a segunda e terceira colocações do ranking, com valor estimado em R$ 15,1 bilhões e R$ 12,2 bilhões, respectivamente. Em seguida, aparecem no levantamento Petrobrás, Skol e Natura.
O Itaú também foi líder no levantamento do ano passado, mas perdeu 8% de seu valor desde então. Já a Petrobras, quarta na ranking deste ano, perdeu uma posição em relação a 2011. O valor estimado da marca caiu 8% desde a última análise, para R$ 10,6 bilhões.
Duas marcas estrearam no ranking deste ano: a rede de varejo Magazine Luiza, na 25ª colocação, e a empresa de tecnologia de informação Totvs, na 23ª.
A análise do valor das marcas feito pela consultoria leva em consideração fatores como resultado financeiros, influência e força da marca. Só entram no ranking companhias que publicam informações contábeis e financeiras.
Lista das dez mais valiosas em 2012:
Posição |
Marca |
Valor em R$ bilhões |
01 |
Itaú |
22,2 |
02 |
Bradesco |
15,1 |
03 |
Banco do Brasil |
12,2 |
04 |
Petrobrás |
10,6 |
05 |
Skol |
8,4 |
06 |
Natura |
7,3 |
07 |
Brahma |
5,08 |
08 |
Vale |
2,47 |
09 |
Antárctica |
2,42 |
10 |
Vivo |
2,1 |
Fonte: Interbrands