Meio Ambiente

Nordestina: Rede de alta tensão da Coelba assusta os moradores da cidade

A rede passa pelo centro da cidade e sobre varias casas, não apenas a rede de 220 watts, mas, também, a  rede de alta tensão, o que coloca muitas famílias em perigo. A situação tem preocupado também a administração municipal, tanto que em 10 de março de 2011 a Prefeitura de Nordestina comunicou o fato à empresa e pediu a retirada dos postes que estão no meio das ruas e da rede de alta tensão, que corta artérias da cidade.

No dia 30 de setembro de 2011, George Ricardo Oliveira Santos, atendente técnico da agência da Coelba em Senhor do Bonfim, cidade que sedia a empresa na região, respondeu ao vice-prefeito de Nordestina, Nelson Moura, secretário de Administração, pedindo que lhe fosse enviada a relação dos expedientes até então não atendidos, bem como o nome das ruas por onde passa a rede elétrica e os locais para a retirada dos postes.

“Realizaremos uma verificação em todas as solicitações que se encontram pendentes e responderemos quando serão executados os serviços o que está faltando para a execução. Escolheremos a cidade de Nordestina para que seja a primeira onde realizaremos esse levantamento”, prometeu George Ricardo à época. Contudo, passados 14 meses, até o momento nada foi feito.

Preocupação do prefeito

O prefeito Wilson Araújo Matos – Ito, reeleito no pleito de outubro para a quarta gestão, ressalta a sua preocupação e a expectativa que a Coelba adote as medidas cabíveis. “São dois problemas: um, que são os postes implantados de forma irregular no meio de algumas ruas, prejudicando a urbanização e o lado estético. Outro é o perigo que representa a rede de alta tensão passando sobre algumas casas e acidentes desse tipo não são comuns, mas, também, não está livre de ocorrer, e prevenir é melhor” diz Ito.

Ele relata ainda que as ruas que necessitam de retirada de postes da Coelba são: Paulo Ganen Souto e ligação desta com a rua  José Paulista e ainda as  ruas João Araújo Peixinho, Osvaldo Araújo Andrade e Marcos de Jesus Reis.

O lavrador José Ferreira da Silva, que mora na rua Marcos de Jesus Reis, disse que naquele local houve a ampliação da rede com a colocação dos postes, mas ate hoje não foi feita a ligação pelo fato de o poste da rede de alta tensão estar no meio da rua, sendo necessária a sua relocação para a lateral. Com isso os moradores dessa parte da cidade permanecem sem os benefícios da energia elétrica.

Com colaboração de Pedro Oliveira / Tribuna da Bahia/ Sucursal Coité

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo