Com a diplomação, os políticos confirmam estarem aptos para a posse. Francisco Silva Conceição, conhecido como Sargento Francisco (PMDB), que em 22 de junho de 2012 tomou posse como prefeito de Candeias, após decisão judicial que resultou na cassação da ex-prefeita Maria Maia e do seu vice, Antonio Raimundo dos Santos, também foi diplomado para cumprir agora o seu próprio mandato.
Já a Câmara Municipal, terá 17 vereadores na próxima legislatura, sete a mais que o quadro atual, tendo quatro reeleitos.
Sargento Francisco
Num discurso emocionante, Sargento Francisco relembrou ter chegado à cidade como recruta da Polícia Militar. “Há algumas décadas, cheguei em Candeias como um simples recruta da PM e me emociono em ver que hoje estou no mais alto cargo municipal. Tenho profunda gratidão por todos aqueles que sempre estiveram comigo acreditando e apoiando o meu trabalho. Agradeço mais ainda aos meus 18.912 eleitores, por ter confiado o seu voto a mim. Graças a Deus, e depois a estes, que hoje eu estou aqui. Vou administrar para todos, independente do voto de cada um, pois sou prefeito não apenas de quase 19 mil, mas de aproximadamente 83 mil candeienses”, garantiu.
Sargento Francisco também se dirigiu aos vereadores, eleitos e reeleitos, afirmando que o seu pensamento é o mesmo que o deles: fazer o melhor para Candeias, e ainda pediu que a Câmara seguisse unida e alinhada ao executivo municipal, para que Candeias possa se desenvolver, saindo do atraso que gerações testemunharam. “Peço que nesta nova caminhada deixemos de lado as diferenças partidárias, as vaidades e os interesses individuais para que juntos possamos dar o que Candeias precisa e merece,” clamou.
Em meio a uma calorosa salva palmas, e ainda tomado de emoção, o prefeito Francisco fez um juramento. “Perante o Judiciário de Candeias e perante a toda a população presente e alcançada pela mídia, faço o compromisso de trabalhar esses próximos quatro anos de maneira tal, que ao final da jornada eu possa olhar para trás e me orgulhar em dizer que fiz a diferença para este povo,” declarou.
Estiveram presentes na solenidade a primeira-dama, Rosineide Conceição, os quatro filhos de Sargento Francisco, familiares e amigos do vice Bom Jorge e dos vereadores eleitos, vereadores atuais, o deputado federal Luiz Argolo, secretários municipais, imprensa da Região Metropolitana de Salvador e comunidade.
A cerimônia de posse está prevista para o dia 1º de janeiro de 2013, na Câmara Municipal de Candeias. Confira a lista dos diplomados:
Francisco Silva Conceição (Sargento Francisco – PMDB) – Atual prefeito e reeleito
Jorge Luiz Tavares Bordoni (Bom Jorge – PRB)– Vice eleito
Pitágoras Alves da Silva Ibiapina (Dr. Pitágoras – PP) – Vereador eleito
Alcione Maria da Costa Borges (Cica – PMN) – Vereadora reeleita
José Carlos de Almeida (Serrinha SS – PtdoB) – Vereador reeleito
Marivalda da Silva (Marivalda – PT) – Vereadora reeleita
Adailton Lima dos Santos (Pastor Lima – PtdoB) – Vereador eleito
João Cláudio Batista Lima (João Cláudio – PMDB) – Vereador eleito
Reigilson Soares Nunes (Gil Soares – PTB) – Vereador eleito
Ivan de Brito Cunha (Ivan do Prateado – PRP) – Vereador eleito
Rosana de Souza Silva (Rosana de Bobó – PHS) – Vereadora eleita
Joseval da Silva (Professor Val – PSD) – Vereador reeleito
Rafael Loreiro de Nogueira (Rafa de Beijoca – PR) – Vereador eleito
Fernando Calmon Oliveira do Nascimento (Fernando Calmon – PSD) – Vereador eleito
José Roberto Góis Melo (Roberto Melo – PRP) – Vereador eleito
Washington Paraguaçu do Nascimento Silva (Washington de Passé – PHS) – Vereador eleito
Valdir Cruz de Jesus (Valdir – PDT) – Vereador eleito
Lucimeire de Jesus Magalhães (Lucimeire – PTC) – Vereadora eleita
Maria Rita Correia Vieira de Oliveira (Rita Loira – PR) – Vereadora eleita
Fernando José Bordoni (Bordoni – PRB) – Vereador suplente
Edilson Luis da Silva Almeida (Edilson do Sindicato – PT) – Vereador suplente
Augusto Cruz do Amaral (Professor Augusto – PDT) – Vereador suplente