Aos 37 anos, 14 dos quais na Alba, o deputado é visto como um dos quadros mais técnicos do parlamento baiano. Tendo votações expressivas e musculatura eleitoral, Penedo teria uma vida na política onde é difícil avaliar o teto, conforme os próprios colegas de Legislativo pontuaram.
Segue abaixo trechos de discursos de alguns deputados que utilizaram a tribuna da Assembleia para homenagear o deputado e futuro conselheiro, Gildásio Penedo Filho:
“Parabeniza Gildásio, conselheiro para observar a Lei e escutar a verdade. Um intrépido guerreiro do que é correto e do que é sério”. Aderbal Caldas (PP).
“Não tenho dúvidas de que o deputado Gildásio Penedo fará um excelente trabalho no Tribunal de Contas do Estado, de forma isenta e de maneira a fortalecer a democracia”. Álvaro Gomes (PC do B).
“Tenho certeza que a balança da consciência estará em tuas mãos, deputado Gildásio Penedo, para que faça justiça. Deus o guiará. Por certo a Bíblia diz que os passos de um homem bom são confirmados por Deus”. Carlos Ubaldino (PSD).
“Aproveito para dizer que a saída do parlamento do nosso amigo, deputado Gildásio Penedo, em um ano em que a classe política sofreu muitas críticas, é bom que aprendermos a lição que Gildasinho deixa para nós. Lição de gentileza, respeito pessoal e um bom e combativo político nos campos das ideias. Tenho certeza que vossa excelência irá nos orgulhar no TCE”. Zé Neto (PT).
“Em pouco tempo de convivência, vi no deputado Gildásio Penedo um amigo. A Casa perde um dos seus quadros mais importantes, porém o TCE vai ganhar o melhor deputado que já passou pela Assembleia Legislativa. Perde a Assembleia, ganha o Tribunal de Contas do Estado. Parabéns Gildásio! Ficaremos aqui na torcida pela sua vitória”. Carlos Geilson (PTN).
“O deputado Gildásio Penedo tem sido um exemplo nesta Casa e vai deixar muitas saudades. Desejo muito sucesso nessa nova jornada”. José de Arimatéia (PRB).
“É com alegria que chego aqui para prestar uma homenagem ao nobre deputado Gildásio Penedo. Uma homenagem justa. Poucos conseguem conquistar o apreço, a admiração e principalmente o elogio dos servidores públicos desta Casa como ele. Gildásio é motivo de orgulho para cada um de nós. O tenho como amigo de ontem, de hoje e de sempre. Meus parabéns e muito sucesso nesta nova missão de Conselheiro do Estado da Bahia”. Tom Araújo (DEM).
“Hora difícil. É quando o parlamento baiano vai emprestar o deputado, da mais alta qualidade, ao Tribunal de Contas do Estado. Um dos parlamentares mais bem preparados da atualidade. Gildásio Penedo está entre os melhores deputados que já passou por esta Casa. Ocupo esta tribuna com o coração amargo, pois Penedo fará muita falta. Tenho certeza que o TCE terá um homem que engrandecerá realmente aquela Casa”. Reinaldo Braga (PR).
“A unanimidade para sua indicação não é nenhuma novidade. O deputado Gildásio Penedo tão novo, e tão brilhante. Esta Casa vai sentir saudades. Boa sorte nesta nova função, que tenho certeza que se empenhará com maior grandeza e sabedoria”. Adolfo Menezes (PSD).
“Como Conselheiro, o deputado Gildásio Penedo terá o mesmo brilhantismo que teve aqui nesta Casa, pois estar tarimbado para exercer esta tarefa muito bem. Levarei de Penedo a amizade e o carinho que construímos. Parabéns deputado”. Kelly Magalhães (PC do B).
“Mesmo tão jovem, o deputado Gildásio Penedo deixa um exemplo para todos nesta Casa. Vida longa a sua forma de fazer a política da vida, da convivência e da vida pública. Parabéns”. Yulo Oiticia (PT).
Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado Gildásio Penedo Filho