O PNHR faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, que tem como objetivo reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de reforma ou da construção de novas casas.
E o município de Riachão do Jacuípe foi contemplado com 28 unidades habitacionais, sendo a maior parte em Barreiros, Campo Alegre, Terra Branca, Açude, Terra Nova e Jardim. Um dos responsáveis para que esse projeto viesse, João Carlos falou que “foi muito complicado, burocrático e demorado, mas no fim foi gratificante”.
Já o coordenado do município, Diego Sandes, disse que “já estávamos ansiosos para que esse projeto viesse logo. Foram dois anos de luta e paciência, e agora tá sendo muito gratificante para nós que trabalhamos dia e noite nesse projeto”, Diego acrescentou que “agora é colocar a mão na massa e trabalhar nas 28 casas”.
Como um dos beneficiados, Sr. Gercie Romualdo falou que “já estava perdendo as esperanças, mas confiava nas pessoas que estavam a frete desse projeto no município”.
A presidente do PT de Riachão do Jacuípe, Mara Araujo, destacou que “o programa de inclusão social em nosso país vem melhorando muito com o governo do PT, e com a participação do Partido dos Trabalhadores nesse novo governo de Riachão vai ser implantado e ampliado os programas sociais em nosso município e a habitação vai ser uma delas”.
Cada habitação está orçada no valor R$ 25 mil, possuirá uma área de 52m², contando com sala, quarto, cozinha, banheiro social, varanda, quintal e cisterna, O recurso é do Orçamento Geral da União (OGU) e tem como parceiro os ministérios das Cidades, Fazenda e a Caixa Econômica Federal.
As casas serão construídas pela Cooperativa de Habitação Rural da Bahia-COPERHABITAR. . Já são mais de 5.444 mil famílias com sonho realizado através do PNHR em todo Brasil.
Fonte: Radio Barreiros