A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) foi mais uma se levantar contra o polêmico comentário feito pelo seu colega, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), ao discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB), na reabertura das reuniões plenárias ontem (1). Devido a compromissos de agenda, Socorro não esteve presente à reunião, mas manifestou sua reprovação, por meio de nota, à atitude de Porto, recheada – segundo ela – de “machismo estrutural”.
Confiram a nota, na íntegra:
Nesta quinta (1º), a Assembleia Legislativa de Pernambuco retomou as atividades, após recesso parlamentar, para mais um ano de trabalho. É com grande entusiasmo e vontade de fazer mais pela população que encaro esse reinício.
Embora não estivesse presente, pois sigo cumprindo intensa agenda no Sertão, celebro o importante gesto da governadora Raquel Lyra, que, junto à vice-governadora Priscila Krause e todo o secretariado, esteve na Casa Joaquim Nabuco para prestigiar o reinício dos trabalhos.
Trata-se de um gesto que há muito não se via. Com sua presença e um discurso marcado pela disposição ao diálogo, a governadora reiterou seu compromisso com a mudança e com o povo de Pernambuco, sempre com base na harmonia entre os Poderes.
Como mulher que atua na política, representante da bancada feminina da Casa, registro minha solidariedade à governadora Raquel Lyra, que no comando do Executivo estadual representa milhões de pernambucanas. Os ataques dirigidos à sua fala são provenientes de um machismo estrutural que nos desafia diariamente e que precisa ser repudiado com firmeza, sempre.
Nesse sentido, reforço a minha disposição de caminharmos juntas por um Pernambuco mais justo para todos, onde as mulheres sejam respeitadas e tenham seus direitos assegurados.
Tenho a convicção de que, com as mudanças implementadas em 2023, Pernambuco terá um ano de grandes e transformadoras conquistas.
Socorro Pimentel/Deputada Estadual (UB)