O Bahia venceu o Ceará de virada na noite desta quarta-feira (06/03), na Arena Castelão, Fortaleza-CE, pela quinta rodada da Copa do Nordeste.
O Ceará voltou a decepcionar seu torcedor e foi superado pelo Bahia por 2 a 1. Eric Pulga assinalou o gol alvinegro no jogo, enquanto Everaldo e Thaciano marcaram para o Esquadrão de Aço.
Com mais um resultado negativo, o Alvinegro de Porangabuçu caiu duas posições e agora é o 7º colocado no Grupo A do Nordestão, com seis pontos. A equipe volta a campo no próximo sábado, 9, diante do Ferroviário, pela semifinal do Campeonato Cearense. Enquanto que o Bahia enfrenta o Jequié pelas semifinais do Campeonato Baiano.
Ceará 1×2 Bahia: o jogo
Atuando em casa, o time comandado por Vagner Mancini iniciou a partida melhor do que o adversário. Com mais organização e bom volume ofensivo, o Vovô chegou ao seu primeiro gol logo aos nove minutos de bola rolando.
Na ocasião, Erick Pulga recebeu passe na faixa central do campo, driblou quatro defensores do Bahia e chutou rasteiro para balançar as redes no Gigante da Boa Vista. Após o gol, no entanto, o Alvinegro de Porangabuçu desceu seu bloco defensivo e começou a sofrer no duelo.
Com um Ceará totalmente recuado, o Bahia começou a ter mais controle da posse de bola e chegou com perigo ao gol de Richard. Aos 28, Everaldo mandou uma bomba, mas o goleiro alvinegro defendeu.
Nos minutos seguintes, o time tricolor seguiu pressionando e conseguiu furar a defesa alvinegra aos 37, com Everaldo. Após bom pivô, Thaciano tocou para o centroavante, livre de marcação, estufar o gol e igualar tudo no Castelão.
O Esquadrão ainda chegou com perigo mais duas vezes na primeira etapa. Primeiro, Thaciano finalizou de fora da área. Depois, Jean Lucas, na entrada da área, chutou colocado. Nas duas tentativas, Richard levou a melhor e evitou o tento da virada antes do apito do intervalo.
Já no segundo tempo, o Ceará voltou mais ligado. Ainda no primeiro minuto, Castilho cabeceou bem em direção ao gol, mas Marcos Felipe evitou o tento alvinegro. Já aos 10, Erick Pulga construiu boa jogada individual e tocou para Facundo Castro, que estava livre para finalizar. Na oportunidade, porém, o camisa 7 pegou mal e mandou para fora.
Após 15 minutos de disputas no meio-campo e substituições, o Vovô voltou a assustar a meta tricolor. Em seu primeiro toque na bola, o meia Mugni finalizou bem de fora da área e forçou o goleiro Marcos Felipe a realizar boa defesa.
Se o time alvinegro não aproveitou, o tricolor não deu sorte ao azar. Aos 38 minutos, Santiago Arias cruzou rasteiro na área para Thaciano desviar e virar o jogo para o Bahia em solo cearense. O Esquadrão ainda chegou perto de ampliar com Biel, mas Richard evitou.
Em desvantagem, o Ceará quase empatou com Guilherme Castilho aos 42. No lance, porém, Marcos Felipe fez grande intervenção. Nos minutos finais, o time cearense seguiu tentando chegar ao gol de igualdade, mas sem sucesso. (.Fonte: O Povo/ Foto: Kid Junior / SVW Diário do Nordeste).