Considerado um dos cometas mais brilhantes conhecidos pela ciência, o 12P/Pons-Brooks se aproximará da Terra nas próximas semanas. A passagem do corpo celeste, popularmente chamado de “Cometa do Diabo”, poderá ser observada a olho nu no Brasil, ao longo do próximo mês. (Passagem do corpo celeste será visível a olho nu em localidades com pouca poluição luminosa /Foto: Shutterstock).
De acordo com informações do G1, o brilho do cometa tem aumentando conforme ele se aproxima. Possuindo magnitude de 5,0 atualmente, ele já é mais brilhante do que Urano no céu terrestre. Vale lembrar que, nesta escala, quanto menor o número, mais brilhante é o objeto.
Com esta luminosidade, o corpo celeste já pode ser visto em localidades do Hemisfério Norte, com o auxílio de instrumentos. Na parte Sul do globo, o Cometa do Diabo só se tornará visível perto do dia 20 de abril, quando ele atinge magnitude de 3,0, seu potencial máximo de brilho.
Neste momento, interessados de todo o Brasil poderão visualizar o objeto a olho nu ou com a ajuda de binóculos. No entanto, é importante ressaltar que a proximidade do cometa com o Sol ou a poluição luminosa de grandes cidades poderão dificultar a observação.
Para facilitar a localização do corpo celeste no momento de visualização, a dica é baixar aplicativos de observação estelar no celular, como o Sky Tonight ou o Star Walk 2.
POR QUE O ‘COMETA DO DIABO’ RECEBE ESSE NOME?
Descoberto pelo astrônomo Jean-Louis Pons em 1812, o 12P/Pons-Brooks passou a ser chamado de Cometa do Diabo após uma explosão em julho do ano passado, quando teve sua coma, a nuvem de poeira e gás ao redor de seu núcleo, distorcida em uma forma semelhante a chifres. (Fonte: Dário do Nordeste).