Não foi como se imaginava, mas o Vitória garantiu a sua vaga para a final do Baianão depois de seis anos longe da decisão do estadual. O Rubro Negro venceu o Barcelona de Ilhéus por 4 a 1 de virada na tarde deste domingo (17), no Barradão. (Vitória sofreu no primeiro tempo, mas fez segunda etapa arrasadora Crédito: Arisson Marinho/Correio).
O time do interior até saiu na frente após ter um bom primeiro tempo e fazer o Vitória sofrer na saída de bola. Na volta para o segundo tempo, porém, não resistiu a um retorno arrasador do Leão, que marcou três gols em um intervalo de doze minutos.
Enquanto Jadson Sergipano marcou para o Barcelona, Matheus Gonçalves, Camutanga, Osvaldo e Alerrandro foram os responsáveis pelo gol do Vitória. Os dois últimos, inclusive, chegaram a cinco gols marcados no campeonato e se isolaram como artilheiros. Na decisão, com jogo de ida marcado para 31 de março no mesmo Barradão, o Vitória vai encarar o Bahia, que derrotou o Jequié na outra semifinal. Esse é o primeiro BAVI em final do Baianão desde 2018.
Além de marcar o retorno para a final, o jogo contra o Barcelona ampliou a invencibilidade dentro do Barradão para 21 jogos. O último revés sofrido pelo Leão foi contra o Criciúma, pela 12ª rodada da Série B de 2023. Na ocasião, o time catarinense ganhou por 1×0. O Rubro Negro perdeu apenas dois duelos em casa durante toda a segunda divisão de 2023. (Vitória está na final do Baianão depois de seis anos Crédito: Arisson Marinho/Correio).
Antes dos confrontos contra o Bahia pela final do estadual, o Vitória tem compromissos pela Copa do Nordeste. Nesta quarta-feira (20), às 21h30, o Rubro Negro encara o próprio Bahia na Fonte Nova. No sábado (23), vai ao Castelão para encarar o Fortaleza às 20h30 no torneio regional. Depois disso, fecha a fase de grupos contra o Treze, no Barradão, no dia 27 de março.
(Correio 24 horas)