Esporte

Conmebol anuncia sede da final da Copa Sul-Americana 2024

Conmebol escolhe sede para a decisão do segundo maior torneio de clubes do continente.

Em 2025, final será em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

A final da Copa Sul-Americana de 2024 será realizada na cidade de Assunção, capital do Paraguai. A Conmebol bateu o martelo sobre a sede para a decisão do segundo maior torneio de clubes do continente, que tem como atual campeã a LDU, do Equador. O estádio ainda será definido. A entidade também divulgou que a final do ano que vem será em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

– Sede confirmada! A cidade de Assunção, localizada no coração da América do Sul, receberá mais uma vez a Final da Conmebol Sul-Americana. 2024 terá seu desfecho emocionante no Paraguai – anunciou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, nas redes sociais.

Assim, esta será a segunda vez que Assunção receberá a final da Copa Sul-Americana desde que a competição passou a ser decidida em jogo único, em 2019. Justamente a primeira edição foi disputada na capital paraguaia, no Estádio General Pablo Rojas (La Nueva Olla), casa do Cerro Porteño.

Neste ano, a Conmebol optou por fazer uma mudança na maneira como escolhe os locais que abrigam as finais de seus torneios de clubes — que desde 2019 são disputadas em partida única. Em vez de anunciar o estádio, a entidade optou por divulgar apenas as cidades que receberão as decisões da Libertadores e da Sul-Americana.

Copa Sul-Americana terá final em Assunção neste ano — Foto: Staff Images/ CONMEBOL

Esta foi uma forma de ter mais liberdade para escolher o estádio de acordo com os times classificados. É uma maneira mais fácil de viabilizar o que ocorreu em 2023 com a final da Copa Sul-Americana. Marcada inicialmente para o Estádio Centenário, em Montevidéu, a partida entre Fortaleza e LDU foi mudada para Maldonado, num estádio com um terço da capacidade (60 mil para 20 mil).

A final da Copa Libertadores neste ano, por exemplo, terá como cidade sede Buenos Aires, capital da Argentina – mas a Conmebol ainda não anunciou qual estádio receberá a partida. Segundo apuração do ge, a tendência natural é que a final da Libertadores seja no estádio Monumental, do River Plate, recentemente reformado e com 83 mil lugares, o maior da América do Sul. Mas a cidade tem diversos outros estádios capazes de abrigar a decisão caso times com torcidas menores se classifiquem.

Sedes das finais únicas da Sul-Americana:

2019 – Assunção, Paraguai – Estádio General Pablo Rojas (La Nueva Olla)

2020 – Córdoba, Argentina – Estádio Mario Alberto Kempes (Chateau Carreras)

2021 – Montevidéu, Uruguai – Estádio Centenário

2022 – Córdoba, Argentina – Estádio Mario Alberto Kempes (Chateau Carreras)

2023 – Maldonado, Uruguai – Estádio Domingo Burgueño

Por Ge

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo