DestaqueHistória

Orquestra Sisaleira de Coité representará o Brasil no Agave Heritage Festival nos EUA

Em uma jornada musical e cultural inédita, a Orquestra Sisaleira de Conceição do Coité se prepara para marcar presença na 16ª edição do Agave Heritage Festival, que acontecerá na cidade de Tucson, Arizona. Esta será a primeira participação do Brasil no evento, que busca celebrar a importância do agave, com profundo enraizamento nas tradições do deserto de Sonora.

A viagem contará com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado e terá uma agenda cheia, incluindo concertos, oficinas de luteria e painéis de discussão. O maestro Josevaldo Silva (Nim) destaca que o projeto é uma fusão da sustentabilidade com o empreendedorismo na economia criativa, promovendo uma cooperação cultural entre o Brasil, a Espanha e os Estados Unidos.

O maestro coiteense, que já é conhecido como o Embaixador do Sisal afirma que a Orquestra Sisaleira, é composta por 18 músicos, e se destaca pela utilização de instrumentos criados a partir dos resíduos da cadeia produtiva do sisal.

“O grupo não apenas representa a rica musicalidade nordestina, mas também traz uma mensagem de inovação ecológica através da música”, justifica Nim.

O Agave Heritage Festival é considerado o maior do mundo em sua categoria e é uma plataforma para artistas, cientistas, e empreendedores discutirem o passado, presente e futuro do agave. A participação da Orquestra não só honra a tradição agaveira, mas também estreita os laços culturais entre os dois países, através da música e do intercâmbio de conhecimentos sobre este importante recurso.

Agenda de shows:

Quarta, 17 de abril – Phoenix

  • 1:30 pm: Concerto no MIM (17h30 no Brasil)

  • 6:10 pm – 6:35 pm: Concerto no XICO (22h10 no Brasil)

Quinta, 18 de abril – Tucson

  • 6:15 pm – 6:45 pm Concerto no Hotel Congress Plaza (22h15 no Brasil)

Sexta, 19 de abril – Tucson

  • 7:45 pm – 8:45 pm: Concerto Som do Sisal (23h45 no Brasil)

Sábado, 20 de abril – Tucson

1:00 pm & 4:00 pm: Concertos em Tohono Chul (17h no Brasil)

Desde sua formação em 2012, o grupo Som do Sisal tem explorado a potencialidade da madeira de sisal na construção de instrumentos musicais. O primeiro intercâmbio internacional do grupo, ocorreu em 2017 no México, e a subsequente colaboração na Espanha em 2019, ajudaram a solidificar a posição da Orquestra Sisaleira como embaixadores da cultura do sisal brasileiro no cenário mundial.

O festival proporcionará uma oportunidade única para o grupo mostrar ao mundo a versatilidade e a beleza do sisal, reforçando seu papel não apenas na economia, mas também na música e na cultura global. (Fonte: Projeto Santo Antônio).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo