DestaquePolítica & Economia

IBGE: Taxa de desemprego no Brasil sobe para 7,9% no primeiro trimestre do ano

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados nesta terça-feira (30).

 

taxa média de desemprego no Brasil subiu para 7,9% no trimestre finalizado em março. Foto: Agência O Globo
Foto: Agência O Globo

A taxa média de desemprego no Brasil subiu para 7,9% no trimestre finalizado em março. Os dados foram coletados como parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (30), no Rio de Janeiro.

De acordo com este resultado, em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2023, os dados apresentaram alta de 0,5 ponto percentual, que era de 7,4%. No mesmo trimestre do ano passado, a taxa era de 8,8%. Apesar da alta, o cenário do primeiro trimestre é o melhor para o período desde 2014 (7,2%) e aparece abaixo das projeções do mercado financeiro (8,1%).

Aumento significativo na busca por oportunidades de trabalho

Em resumo, segundo dados do IBGE, o incremento do desemprego na comparação trimestral foi impulsionado pelo acréscimo no contingente de indivíduos à procura de emprego (população desempregada), o qual registrou um acréscimo de 6,7% em relação ao trimestre findado em dezembro de 2023. Esse número reflete um aumento de 542 mil pessoas em busca de ocupação. Apesar do aumento, o instituto afirma que o número de pessoas desempregadas permanece 8,6% inferior ao contingente observado no mesmo trimestre de 2023.

(Foto: Amanda Perobelli/Reuters)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo