DestaqueMeio Ambiente

Brasileiro encontra importante reserva de petróleo e gás na Coreia do Sul

A nova descoberta pode gerar diversos benefícios energéticos para o país.

O geólogo brasileiro Vitor Abreu chegou à Coreia do Sul na semana passada, sendo recebido como uma verdadeira celebridade, por ter encontrado uma enorme reserva de petróleo e gás no país, que pode ser em breve considerada uma das maiores do mundo.

Conforme relatado pelo site Bloomberg nesta terça-feira (11), a descoberta pode gerar benefícios energéticos imprevistos para o país. A empresa de Abreu estabelece uma área que ainda precisa ser totalmente perfurada.

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

De acordo com as informações divulgadas, o país planeja aumentar a participação das energias renováveis ​​para quase um terço do total até 2038, em contraste com os 9% registrados em 2022. A proposta governamental sugere que a energia nuclear se torne a principal fonte de produção de eletricidade. No entanto, o uso de combustíveis fósseis, que atualmente predomina na matriz energética, deverá superar esse cronograma.

Vitor Abreu, entretanto, pediu cautela em relação a eficiência na produção. Embora a bacia ao longo da costa sudeste do país possua um “grande potencial”, as chances de produzir combustível são de apenas 20%.

Ainda é arriscado. Há 80% de chance de não funcionar”, disse o geólogo em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira.

Rumo à Autossuficiência Energética?!

Pobre em recursos naturais, a Coreia do Sul é um dos países com mais dependentes de importação de energia no mundo. Recentemente, presidente Yoon Suk-yeol foi quem anunciou a descoberta da uma potencial reserva de petróleo e gás em grande escala, na Baía de Yeongil, na cidade de Pohang, no sudoeste do país.

(Foto: Reprodução / Yonhap / Coreia do Sul)

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo